EDUCAÇÃO

Enem: Como estudar cada competência da redação da prova

É importante esclarecer que a redação do Enem é avaliada de acordo com 5 competências

Em 18/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images /Lucas S.Paiva/Guia do Estudante

A Competência 1 é responsável por avaliar a estrutura sintática e a quantidade de desvios gramaticais do candidato em nível vocabular, frasal e textual.

Antes de começar, é importante esclarecer que a redação do Enem é avaliada de acordo com 5 competências, cada uma valendo até 200 pontos - ou seja, se o candidato alcançar nota máxima em todas, ele atinge a nota 1000.

Agora, vamos conferir o que cada uma destas competências cobra e como você deve estudá-las!

O que a competência 1 cobra

A Competência 1 é responsável por avaliar a estrutura sintática e a quantidade de desvios gramaticais do candidato em nível vocabular, frasal e textual. Ou seja, o estudante precisa mostrar o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Para garantir os 200 pontos, você precisa montar uma estrutura sintática excelente e cometer no máximo dois desvios gramaticais.

Pode parecer banal para alguns estudantes, mas essa é a competência mais temida pela maior parte dos candidatos do Enem. E não tem jeito: essa competência não se aprende apenas escrevendo redações.

Confira o que você deve fazer para mandar bem nessa competência!

Como estudar 

Para alcançar a nota 200 nessa competência, você precisa estar atento aos assuntos que os estudantes mais erram : crase, ortografia (principalmente vírgula), acentuação, palavras compostas, uso do hífen, concordância verbal e nominal, regência verbal, organização de sintaxe nas frases, separação de orações, separação silábica ao final das linhas e uso de letras maiúsculas e minúsculas.

Diante desses erros, é possível traçar algumas sugestões para você inserir essa competência em seu cronograma de estudos:

  • Estude e revise a gramática com frequência: antes mesmo de praticar, você precisa estudar a teoria. Leia e assista a videoaulas sobre os erros mencionados acima e outros que possa não ter conhecimento;
  • Faça exercícios de gramática: pode parecer óbvio, mas muitos estudantes deixam isso de lado em seus estudos. Você precisa fazer muitos exercícios para treinar as regrinhas que aprendeu na teoria;
  • Estude sintaxe: um dos eixos de análise dessa competência é a estrutura sintática das frases. Busque entender como construir períodos objetivos, curtos e bem articulados;
  • Leia muito: além de aumentar seu vocabulário, a leitura vai te ajudar a compreender as regras gramaticais e sintáticas na prática.

O que a competência 2 cobra

Essa competência avalia a compreensão da proposta e domínio da tipologia. Isso significa que o candidato precisa mostrar que compreende a proposta e consegue relacioná-la a diferentes conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolvê-la. 

Nessa competência também é avaliado o domínio de tipologia. No Enem, a tipologia cobrada é de texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, o candidato precisa expor seus argumentos.

Como estudar 

Saiba como estudar essa competência em sua rotina:

  • Estude interpretação de texto: se engana quem pensa que o Enem só cobra interpretação de texto em questões objetivas. Antes de escrever qualquer redação, você precisa ler e interpretar bem os textos motivadores do tema. Atente-se a palavras-chave, faça anotações, compreenda o que a proposta está pedindo e analise minuciosamente o título da proposta - muitos candidatos se esquecem de fazer isso;
  • Leia notícias diariamente: estudantes antenados tendem a se dar muito bem na competência 2, isso porque ela cobra a visão de mundo dos candidatos;
  • Adquira repertórios do seu gosto: essa é a competência que cobra os famosos repertórios socioculturais ! Desde que seja consistente, você pode citar seu filme favorito, aquela música que você ama ou aquela frase de filósofo que não sai da sua cabeça na redação do Enem. Sempre que adquirir um novo repertório, tente relacioná-lo a possíveis temas e argumentos - recomendamos que você tenha um caderninho de repertórios.
  • Entenda filosofia, sociologia e história: a redação é multidisciplinar e, eventualmente, as aulas de outras disciplinas - especialmente essas três - serão usadas para embasar sua argumentação na redação.

O que a competência 3 cobra

Nesta competência você vai precisar selecionar, interpretar e organizar seus argumentos, relacionando-os em defesa de um ponto de vista.

Essa competência avalia a organização do seu texto, então, faça o "esqueleto" da redação antes de começar a escrever suas redações, determine qual será a sua tese e quais argumentos usar e desenvolver em cada parágrafo, depois retome a tese para a conclusão. Assim você vai apresentar um texto organizado e garantir a nota máxima na competência!

Além disso, a competência 3 avalia o desenvolvimento de todas as informações que constam no texto.

Como estudar 

Confira como treinar essa competência no dia a dia:

  • Volte à fase infantil dos "porquês": pode parecer piada, mas, assim como uma criança de 3 anos, aprenda a questionar o porquê das coisas. Isso vai lhe ajudar na competência 3, uma vez que ela espera que você consiga aprofundar as afirmações que faz em seu texto. Um exemplo: na sua redação, você afirma que a desigualdade social pode levar à violência. Se você parar por aí, sem explicar o porquê de tal afirmação, sua argumentação terá uma falha de desenvolvimento.
  • Exercite o planejamento de texto: não se permita escrever uma redação sem antes planejá-la. A gente sabe que, às vezes, dá preguiça, mas é a prática que fará com que, no dia do Enem, o planejamento do texto flua naturalmente e não ocupe um tempo excessivo da sua prova.

O que a Competência 4 cobra?

Será que os recursos coesivos estão sendo usados com propriedade, de maneira adequada e diversificada?

A Competência 4 avalia a capacidade do aluno de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para coesão do texto, ou seja, as ligações entre frases e parágrafos.

Como estudar 

Essa competência se desenvolve muito na prática, por estar relacionada à ligação das ideias dentro do texto (coesão sequencial) e às referências (coesão referencial).

No entanto, há algo muito importante que você precisa estudar antes de escrever uma redação no modelo Enem:

  • Estude todos os tipos de recursos coesivos : recursos coesivos são mecanismos linguísticos usados para estabelecer relações de sentido entre as partes de um texto. Alguns exemplos de recursos coesivos: conjunções e locuções adverbiais, pronomes relativos e advérbios.
  • Estude operadores argumentativos: operadores argumentativos são tipos de recursos coesivos cobrados pelo Enem. São cobrados do aluno dois operadores argumentativos interparágrafos, então é importante que você estude isso .

O que a Competência 5 cobra?

Essa competência exige que você proponha uma solução para o problema apresentado no tema, que seja passível de implementação e que esteja de acordo com os argumentos usados.

Além disso, você não pode ferir os Direitos Humanos (direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).

Na proposta de intervenção, geralmente trazida na conclusão do texto, você deve abordar 5 elementos:

  1. Ação - o que deve ser feito?
  2. Agente - quem irá fazer? 
  3. Como? - modo, meio através do qual a ação será realizada. Por meio de quê? Como é executada?
  4. Efeito/finalidade - para quê? Com qual objetivo?
  5. Detalhamento - seja na ação ou na forma de implementação dela.

Como estudar 

Para propor soluções, você precisa entender como funciona a resolução de problemas sociais em nosso país. Então,

  • Estude os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário): é essencial que você saiba como são feitas as decisões políticas e a garantia de interesses dos diversos setores e comunidades de nossa sociedade. Estude também os órgãos do Poder Executivo , os Ministérios.
  • Use o macete ''GOMIFES'': essa é a sigla que vai te ajudar a escolher os agentes responsáveis por colocar uma proposta de intervenção em prática (Governo; Organizações Não Governamentais (ONGs); Mídia; Indivíduo ou Iniciativa Privada; Família; Escola; Sociedade).
  • Conheça a Constituição e as leis vigentes: muitos estudantes criam propostas que já existem. É importante que você dê uma proposta alternativa ou sugira a melhoria do que já está sendo implementado na sociedade.

Agora que você já sabe como estudar cada competência da redação Enem, é fundamental que você comece a treinar - de preferência com o auxílio de um professor nas correções. (Guia do Estudante)

Leia também:

Curso de língua de sinais para mais 250 alunos de Cachoeiro
Novo Ensino Médio: conheça as principais novas mudanças
Professora da Serra recebe o prêmio nacional de Ciências
Alunos da Serra recebem atendimento oftalmológico gratuito
Vila Velha: Aulas de balé na escola para crianças de 4 e 5 anos
Campanha de incentivo à frequência escolar faz sucesso
Guarapari abre inscrições para cursos em parceria com SENAI
Cariacica: inscrições abertas para cursos profissionalizantes
80 alunos terão aula de Beach Soccer e Beach Tênis à noite
Aberto prazo para comprovar as informações do ProUni

TAGS:
ENEM | REDAÇÃO | COMPETÊNCIAS | AVALIADA | PROFESSOR