SAÚDE

Entenda como o bom controle de colesterol faz bem à saúde

È importante conhecer sobre os diferentes tipos de colesterol e entender como controlar.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images/Westend61

Controle do colesterol é possível a partir de hábitos saudáveis de alimentação e da prática regular de atividade física.

A composição do colesterol é uma só, o que muda é o seu meio de transporte, ou seja: a lipoproteína (partícula) à qual está associado, de acordo com o Ministério da Saúde. Ela pode ser de alta ou de baixa densidade, dependendo da composição, com funções diferentes.

Colesterol LDL: o colesterol combinado às lipoproteínas de baixa densidade é chamado de LDL. Em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura que aumentam o risco de obstrução e consequentemente, de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, o LDL é conhecido como “colesterol ruim” e seu nível deve ser mantido baixo.

A principal consequência do excesso do colesterol LDL, e consequentemente da obstrução das artérias, é o aumento do risco de doenças cardiovasculares como: infarto agudo do miocárdio e AVC.

Colesterol HDL: conhecido por ser quem “resgata” o colesterol das células para ser eliminado. São lipoproteínas de alta densidade que, quando combinadas ao colesterol, são chamadas de HDL. Ele ajuda a evitar a obstrução das artérias, sendo conhecido como “colesterol bom” e seu nível deve ser mantido alto.

Quando o colesterol se torna um problema

Embora seja reconhecido como algo ruim, o colesterol desempenha funções importantes no organismo humano. Ele faz parte da estrutura das células do organismo e é essencial para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. O colesterol também forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão.

O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol, conhecida popularmente como colesterol ruim, no corpo e do tipo de gordura ingerida.

O índice de colesterol pode estar ligado ao estilo de vida, como má alimentação, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Mas ele também pode estar associado a questões genéticas, que é chamado de hipercolesterolemia familiar (HF).

O controle é possível a partir de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física. O assunto foi amplamente abordado por especialistas de diversas áreas no CNN Sinais Vitais (assista a íntegra abaixo).

O tratamento do colesterol é feito com medicamentos, sendo que a medicina avançou nesta área nos últimos anos.

Na maioria dos casos, o paciente toma medicamentos como as estatinas, inibidores da enzima HMG-CoA redutase (enzimas do fígado responsáveis pela produção de colesterol).

Outro tratamento em expansão, que ainda não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é realizado com o uso de injeções com anticorpos monoclonais. Elas reduzem em até 60% o nível alto do colesterol. Nos casos mais graves, é necessário intervenção cirúrgica pouco invasiva.

Segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto. “O colesterol ruim é aquele que está associado ao aumento do risco de problemas do coração nos infartos e derrames. O colesterol bom é aquele que teoricamente protege nosso organismo contra isso”, explica Raul Dias dos Santos Filho, diretor da Unidade Clínica de Lípides do Incor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipercolesterolemia familiar (HF) acomete 10 milhões de pessoas no mundo e 300 mil no Brasil.

“Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e de hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, explica a pesquisadora Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da coordenação-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

“Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas”, completa.

A especialista alerta que o problema não está limitado a apenas uma faixa etária.

“Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter colesterol alto. Isso pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligado à inatividade física e à má alimentação”, afirma.

(Por Lucas Rocha, da CNN Brasil Soft)

Leia também:

Contato com a natureza pode ajudar no controle de doenças
Serra oferece testagem rápida para Covid-19 em laborátorio
Pfizer oferece vacinas a países de classe baixa a preço de custo
Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos

TAGS:
COLESTEROL | SAÚDE | BENEFICIOS | MALEFICIOS | CUIDADOS