CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Equipamento inovador na medição remota de energia elétrica

Sete mil unidades do hardware já são usadas no ES.

Em 24/04/2019 Referência JCC, Mariana Gomes

Divulgação

Um hardware que garante fazer leitura à distância, medição remota e automatizar o processo de leitura de energia elétrica. Esse é o TAD-E (Transmissão Automática dos Dados de Energia), lançado pela empresa Zaruc, e que garante mais agilidade e confiabilidade dos dados.

COMPRE PELO SITE

O TAD-E é o primeiro projeto de inovação da Zaruc criado para facilitar o trabalho do profissional na hora da leitura de consumo de energia.  Ele possui um software embutido e o equipamento fica acoplado externamente ao mediador de energia elétrica, utiliza tecnologia RF ZigBee para se comunicar com o aparelho acoplado ao equipamento que o profissional utiliza para captar o consumo de energia.

Com o TAD-E o leiturista poderá ler o consumo de energia sem entrar nas casas ou empreendimentos, com a solução é feita a leitura à distância. Antes do hardware, os medidores instalados internamente no imóvel com dificuldade de acesso, não era registrado a leitura pelo profissional. A conta era entregue com consumo médio dos últimos 3 meses ou pelo mínimo da classe. Com o equipamento ele não precisa ter acesso ao medidor, recebe a leitura de forma automática ao passar próximo do imóvel, possibilitando que registre o consumo do mês.

Segundo Suely Augusto, diretora de inovação da Zaruc, a distribuidora reduz as perdas financeiras. “Como o leiturista não tem necessidade ver o medidor para registrar a leitura para cálculo do consumo pelo sistema, consequente a empresa deixa de faturar a conta pela média ou mínimo da classe”, conta.

Zaruc no ES e Brasil

A Zaruc já forneceu em média sete mil unidades do equipamento no Espírito Santo para a empresa de energia, EDP Escelsa. No Brasil, o TAD-E, já foi fornecido para sete distribuidoras, além da Escelsa, em diversos estados do país como Coelba na Bahia, Celpe em Pernambuco, Ampla no Rio de Janeiro e Bandeirante em São Paulo, Cemig em Minas Gerais e Energisa no Mato Grosso do Sul.

O equipamento foi apresentado no momento Pich Inovação, que acontece mensalmente em evento da Associação dos Empresários da Serra (Ases).