MEIO AMBIENTE

Equipe de resgate já recolheu 89 animais silvestres neste ano

Equipe da secretaria de Meio Ambiente de Linhares recolheu 89 animais silvestres este ano

Em 24/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares

As espécies sadias, que não apresentaram quaisquer lesões, foram devolvidas ao seu habitat natural ou soltas na Flona de Goytacazes, em Linhares.

A equipe de resgate de animais silvestres da secretaria municipal de Meio Ambiente não para de receber chamados dos mais diversos pontos da cidade, tanto de bairros próximos quanto distantes das áreas verdes. Diariamente, os bichos são encontrados nos locais mais inusitados da cidade. 

Somente neste ano de 2022 – de janeiro a outubro -, 89 animais silvestres já foram resgatados pela equipe. Todos eles, com algum tipo de lesão ou ferimento ou necessidade de cuidados por serem filhotes, foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS), em Aracruz. As espécies sadias, que não apresentaram quaisquer lesões, foram devolvidas ao seu habitat natural ou soltas na Flona de Goytacazes, em Linhares.

No mesmo período do ano passado ocorreu o resgate de 23 animais, um aumento de 66 animais. Entre as espécies estão: papagaios e maritacas, aves aquáticas, macacos e principalmente gambás.

De acordo com a diretora de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, os animais foram resgatados durante ação de fiscalização, mediante entrega voluntária ou quando são identificados em vias ou locais ermos sem cuidados, por cidadãos conscientes, que fazem contato com a Semam para proceder com a coleta dos animais e encaminhamento dos mesmos.

“Em muitos casos, esses animais são mantidos em cativeiro para serem comercializados ou domesticados. Contudo, essa prática ilegal pode acarretar multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil por animal apreendido, além de os responsáveis responderem por infrações ambientais de acordo com a Lei Municipal nº 3908/2019”, destaca Jamara Silva.

Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a secretaria municipal de Meio Ambiente orienta ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento.

O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, na Flona Nacional de Goytcazes, ou ser levado para o projeto Cereias, em Aracruz, para a sua recuperação e posterior reintegração ao seu habitat natural.

“O Serviço de Resgate de Animais Silvestres tem por objetivo recuperar o animal e depois devolvê-lo ao seu habitat natural”, explica Jamara.

O atendimento do Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres é feito pelo telefone (27) 3372 2067, no horário das 8 às 16 horas ou no link: https://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Planeta perdeu quase 70% dos animais selvagens em 5 décadas
Plantio de mudas, marca a Semana da Àrvore em Guarapari
Vitória realiza o plantio de mudas na Ilha do Príncipe
Serra: Moradores poderão usar celular para cadastrar árvores
Dia da Árvore: 1.000 árvores já foram plantadas em Cariacica
Dia da Árvore: Prefeitura abre o VI Concurso de Fotografias
Alunos plantam árvores para preservar o Meio Ambiente
Vitória faz alerta para riscos de incêndios por tempo seco
Projeto SOS Abelhas foi lançado nesta quinta (8) em Aracruz

TAGS:
ANIMAIS | SILVESTRES | LINHARES | RESGATE | ESPÉCIES