SAÚDE

ES alcança 67% de cobertura vacinal contra poliomielite

Estado do Espírito Santo vai continuar com a vacinação contra poliomielite nos municípios.

Em 03/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA

Em 2020, durante a última campanha realizada no País e no período de medidas de distanciamento social devido à pandemia da covid-19, a cobertura vacinal foi de 80,57%. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi encerrada nessa segunda-feira (31), com o Espírito Santo alcançando 67% de cobertura vacinal. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Em 2020, durante a última campanha realizada no País e no período de medidas de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, a cobertura vacinal foi de 80,57%. 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:

Das 215.659 mil crianças de um a menores de 5 anos no Estado, 153.499 mil receberam a dose da vacina. Em virtude da baixa cobertura, a Secretaria da Saúde (Sesa) orienta que os municípios capixabas mantenham a vacinação na rotina, sendo ofertada de forma seletiva para crianças menores de 5 anos não vacinadas ou com esquema incompleto. 

“A Campanha Nacional acabou, mas no Espírito Santo daremos continuidade à vacinação contra poliomielite na rotina, com o objetivo de buscarmos a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Os pais e responsáveis precisam levar as crianças menores de 5 anos aos serviços de vacinação para que os profissionais possam verificar o cartão vacinal e a necessidade de completar o esquema da Pólio”, reforçou o subsecretario Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

As doses de poliomielite na Campanha Nacional de Vacinação foram destinadas às crianças de um a menores de 5 anos de forma indiscriminada com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que já tinham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A campanha teve início no dia 08 de agosto e foi encerrada nessa segunda-feira (31). 

As doses da rotina também têm cobertura preconizara de 95%, sendo uma estratégia que tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, em virtude do cenário epidemiológico global da doença. Atualmente, o Estado apresenta 76,26% de cobertura (dados parciais).

Leia também:

Serra abre nesta quinta-feira (3) novas vagas de vacinação
Serra: Feriado com vacinação sem agendamento em Shopping
Serra abre nesta segunda (31) novas vagas para vacinação
Espírito Santo tem uma estabilidade em casos de dengue
Câncer de próstata: Sesa lança a campanha "Novembro Azul"
Serra: sábado (29), tem jornada científica do câncer de mama
Sábado (29) é o último dia de campanha contra a pólio
Sábado (29) é dia de vacinação sem agendamento na Serra
País recebe vacinas da covid para crianças a partir de 6 meses
Serra vai abrir novas vagas para agendamento de consultas

TAGS:
VACINA | ESPÍRITO SANTO | POLIOMIELITE | COBERTURA | SESA