SAÚDE

ES inicia vacinação de pessoas com idade entre 75 e 79 anos

O Estado Espírito Santo contabiliza 66.902 mil de pessoas nessa faixa etária (75 a 79 anos).

Em 11/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

“Vacinar é importantíssimo, então vacine-se. Infelizmente temos poucas vacinas, por isso neste momento se proteja" diz o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

O Governo do Espírito Santo deu início, nesta quinta-feira (11), à vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) de idosos de 75 a 79 anos. A abertura da Campanha de Vacinação Estadual contra Covid-19 para este público ocorreu em evento simbólico realizado no auditório da Unidade de Saúde de Vila Bethânia, em Viana, com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

O Estado fará o envio de imunizantes aos municípios com o quantitativo de 15% da D1 para a vacinação de idosos de 75 a 79 anos (66.902 de população total).

“Vacinar é importantíssimo, então vacine-se. Infelizmente temos poucas vacinas, por isso neste momento se proteja. Se recebermos mais vacinas, podemos vacinar todos e iniciar a faixa etária acima dos 70 anos. As vacinas chegam aos poucos, mas estamos nos esforçando para chegar às pessoas, para que possamos imunizar e impedir o crescimento da circulação do vírus”, lembrou o governador.

Depoimentos

A idosa Lindalva Miranda dos Santos, de 76 anos, a primeira a ser vacinada em Viana, já tem planos para o futuro.

“Devido ao isolamento social, acabei ficando mais distante da minha irmã. Mas, depois que estiver totalmente imunizada, quero poder visitá-la e matar essa saudade”, relatou.

A manhã na Unidade de Saúde de Vila Bethânia tinha um ar diferente. De esperança, felicidade e ansiedade com a chegada das doses para aqueles que as aguardavam.

“Eu quase não dormi essa noite esperando para este momento. Ontem o agente de saúde foi à minha casa para informar sobre a vacina e não me contive, saí ligando para toda família”, disse Maria de Lourdes Fernandes, de 75 anos. A ansiedade foi tanta que a senhora foi uma das primeiras a chegar à Unidade nesta manhã.

Sentimento também compartilhado por Joselino Pereira, de 75 anos, que recebeu também a primeira dose da vacina do Instituto Butantan.

“Fiquei muito feliz quando fui comunicado que seria vacinado hoje. Quero poder voltar a visitar meus amigos e resolver minhas coisas. Essa vacina vai nos trazer liberdade!”, falou.

O Espírito Santo tem 66.902 mil de pessoas nessa faixa etária.

Também serão usadas doses para completar 100% da primeira dose de idosos de 80 a 84 anos (atual cobertura de 81%); doses para completar 100% da segunda dose de idosos de 90 anos ou mais e 3% de primeiras doses para trabalhadores da saúde, totalizando 94% de cobertura. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES)

TÓPICOS:

SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  POLÍTICA INTERNACIONAL