SAÚDE

ES inicia vacinação do grupo das forças de segurança pública

A imunização irá englobar as forças estaduais, federais e guardas municipais do Estado.

Em 06/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O início da vacinação dos profissionais da Segurança Pública acontece no dia de aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Espírito Santo.

O Governo do Espírito Santo iniciou mais uma etapa importante na imunização dos capixabas contra o novo Coronavírus (Covid-19). Na manhã desta terça-feira (06), o governador Renato Casagrande participou de um ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, que marcou o início da vacinação do grupo das forças de segurança e salvamento e forças armadas. A imunização irá englobar as forças estaduais, federais e guardas municipais do Estado.

Ao todo, somente nesta primeira semana, serão aplicadas cerca de 7,8 mil doses nos profissionais da segurança pública. A maioria das vacinas, em torno de sete mil doses, são provenientes da reserva técnica da Secretaria da Saúde (Sesa). O restante faz parte do lote mais recente da CoronaVac que desembarcou em solo capixaba. O Estado fará o envio aos 78 municípios capixabas para a realização da imunização.

Serão contemplados os trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

O início da vacinação dos profissionais da Segurança Pública acontece no dia de aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Espírito Santo.

“É uma forma de reconhecimento pelo trabalho na linha de frente no combate à pandemia. Vamos iniciar a vacinação pelos profissionais de mais idade para que possamos ter esses profissionais cada vez mais protegidos. Essa reserva técnica que serve para doses perdidas, o que felizmente não está ocorrendo, também será utilizada para imunizar os profissionais da educação a partir do dia 15”, anunciou Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou que o início da imunização dos servidores da segurança pública é a entrega mais importante deste ano.

“Nenhuma entrega de viaturas, armamentos ou obras é mais importante que essa vacinação. O nosso policial é o maior patrimônio da instituição. Preservar a vida de quem está na linha de frente, se doando, desde o começo da pandemia, é o nosso objetivo quando conseguimos antecipar a imunização dos profissionais da segurança pública. Agradeço a sensibilidade do governador Renato Casagrande, que entendeu essa importância e sempre apoiou a medida”, afirmou Ramalho.

A previsão é de que a cada semana novos lotes cheguem para contemplar as forças de segurança pública do Espírito Santo, que somam aproximadamente 16 mil profissionais. (Com informações da Ascom do Governo do ES)

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19