SAÚDE

ES reúne hospitais e municípios para mais orientações sobre Ebola.

O encontro será no próximo dia (28, em Vitória, esclarecer dúvidas sobre o Ebola.

Em 25/10/2014 Referência JCC

Profissionais de saúde dos 78 municípios capixabas e representantes de todos os hospitais do Espírito Santo foram convidados para uma reunião que será realizada na próxima terça-feira (28), em Vitória, com o objetivo de reforçar informações e esclarecer dúvidas sobre o Ebola. O encontro será conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
 
Um médico da Sesa falará sobre características da doença, incluindo como proceder diante de um caso considerado suspeito. “Queremos tranquilizar os serviços de saúde e desmontar qualquer clima de alarde. Quanto mais informações forem repassadas, mais segurança esses profissionais terão”, ressalta a chefe da Vigilância Sanitária do Estado, Marizete Silva.
 
No encontro também será abordada toda a questão de limpeza e desinfecção de material e uso de equipamentos especiais. “Vamos orientar no uso de equipamento de proteção individual e repassar a especificação de compra desses equipamentos para os hospitais, além de falar das medidas limpeza, desinfecção e gerenciamento de resíduo”, esclarece Marizete.
 
Ela continua. “A reunião será bem prática. Queremos chamar atenção para esses cuidados para que, caso haja necessidade, tenhamos condições de fazer esse enfrentamento. Tudo que será falado não é novidade, é um reforço das orientações repassadas pelo Ministério da Saúde (MS). Vamos aproveitar a oportunidade para apresentar o plano de contingência”, conclui
 
É esperada a participação de 200 pessoas, entre profissionais que atuam nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de hospitais públicos e privados, agentes da vigilância sanitária, epidemiológica e da atenção primária à saúde dos municípios, além de técnicos do Estado.
Fonte: Sesa