CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Escola da Ciência-Física completa 15 anos e tem programação especial

As atividades já começam nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes...

Em 17/04/2015 Referência JCC

Uma programação especial foi preparada para celebrar os 15 anos da Escola da Ciência – Física. As atividades já começam nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, e se estendem até sábado (25), com oficinas de astronomia e robótica educacional, além das divertidas visitas ao acervo permanente, incluindo parede de escalada com oito metros de altura.

As oficinas pedagógicas foram planejadas para despertar nas crianças e adolescentes o gosto e o interesse pela ciência e pesquisa de uma forma lúdica e interativa. Todas as atividades são gratuitas. As oficinas são recomendadas para crianças com idade acima de 10 anos.

Programação

Neste feriado prolongado de Tiradentes, a Escola da Ciência-Física estará aberta ao público somente no sábado (18), no domingo (19) e na terça-feira (21), sempre das 9 às 17 horas. A partir do dia 22, o atendimento volta ao horário normal, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, até a sexta-feira (24). No final de semana de aniversário, sábado (25) e domingo (26), o centro estará aberto das 9 às 17 horas.

Oficinas pedagógicas
(10 vagas para cada oficina)

Terça-feira (21)
10h e 14h: Oficina "Relógio Estelar"

Quarta-feira (22)
9h e 15h: Oficina "Planisfério Celeste"

Quinta-feira (23)
9h e 15h: Oficina "Relógio de Sol"

Sexta-feira (24)
9h e 15h: Oficina "Relógio Estelar"

Sábado (25)
14h - Oficina: "Robótica Educacional"

Oficinas

As oficinas de Astronomia incluem a construção de três instrumentos que podem ser utilizados para identificar a posição das estrelas no céu, bem como o horário do dia ou da noite. Para isso, são utilizados papel cartão, acetato para transparências, palitos para churrasquinho, fita adesiva e cola.

O Relógio Estelar permite saber que horas são em um dado momento da noite, utilizando como base a posição das estrelas do Cruzeiro do Sul. O Relógio de Sol, como o próprio nome sugere, nos informa o horário durante o dia com base na sombra projetada por um ponteiro posicionado sob a luz do sol.

Já o Planisfério Celeste permite identificar as constelações e suas principais estrelas. É como se fosse um "mapa do céu", que pode ser "regulado" para mostrar a posição das estrelas em qualquer época do ano.

Onde fica
Endereço: rua José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.
Telefone: (27) 3233-3556
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas.

Fonte:PMV