CIDADANIA

Escola da Vida ajuda ex-moradora de rua a conquistar emprego

Projeto aprovado pelo Legislativo de Vitória gera emprego à moradores de rua.

Em 22/11/2018 Referência JCC, Josué de Oliveira

Foto: Carlos Antolini

Depois de cinco anos sem trabalhar com carteira assinada, a recepcionista Leilane Santos do Nascimento vai ter um Natal diferente este ano. Ela, que é assistida pela Escola da Vida, foi contratada pela Câmara de Vereadores de Vitória. A iniciativa faz parte de um projeto aprovado pelo Legislativo que garante emprego a pessoas em situação de rua.

Leilane atualmente frequenta a Escola da Vida e, depois que sai do trabalho, volta para o albergue da Prefeitura de Vitória. Depois de conseguir um emprego, ela já faz planos para ter sua casa e poder reunir a família no novo lar.

"Esse emprego é um incentivo muito grande. Já vou guardar os primeiros salários para montar minha casa. Estou muito feliz com essa oportunidade e, com certeza, vou ter um Natal mais feliz este ano", contou.

Superação

A recepcionista passou dois meses nas ruas antes de frequentar a Escola da Vida. Foi lá, com a ajuda da equipe, que ela hoje pôde contar seu exemplo de superação.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/raccosmj

Segundo ela, os cursos e as palestras oferecidos nesse equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram fundamentais para conseguir o emprego. "Essa ajuda foi essencial para mim. Lá eu participei, inclusive, de uma palestra de como se comportar na entrevista de emprego. Graças a Deus, hoje estou aqui contratada", disse.

Trabalho

Para a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, acompanhar esse crescimento das pessoas que são atendidas na Escola da Vida é um grande incentivo para continuar o trabalho que vem sendo feito pela gestão.

"Ver esses resultados nos motiva ainda mais a continuar trabalhando para que nossa cidade seja cada vez mais justa, humana e com oportunidades para todos".

Leilane Santos do Nascimento, que é assistida da Escola da Vida, é recepcionista da Câmara de Vereadores de Vitória.  Foto: Josué de Oliveira - Secom/PMV

Escola da Vida

A Escola da Vida é um espaço que desenvolve e fortalece as habilidades empreendedoras das pessoas em situação de risco social com idade mínima de 14 anos atendidas pela rede de serviços da Assistência Social.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

O espaço visa fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, ampliação do capital cultural, estímulo à leitura e à escrita, criatividade e interesse por novas aprendizagens, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança, de leitura, de palavras, rodas de conversas, além de espaços de sarau de poesias, rodas de rimas, exposições, cineclube e cursos.

Paralelo a essas atividades, o projeto faz a articulação com a rede de serviços da cidade para encaminhamento dos assistidos ao mercado de trabalho, seja como autônomos ou empregados.