EDUCAÇÃO

Escola de Linhares promove aulas dinâmicas e criativas

Professores do Ceim Enock de Freitas utilizam livros do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Em 17/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Uma das primeiras atividades realizadas com os alunos de 5 anos​ foi a apresentação dos bem-te-vis, que receberam o nome de “Téo e Bentiquinho”.

Os professores do Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, em Linhares, têm utilizado os materiais didáticos do Sistema de Ensino Aprende Brasil com turmas de 5 anos, deixando as aulas ainda mais dinâmicas e divertidas. Ao todo, mais de 2,3 mil alunos da rede municipal de ensino receberam os livros que contemplam textos e imagens que se complementam e trabalham os campos de experiência de modo integrado.

Uma das primeiras atividades realizadas com os alunos foi a apresentação dos bem-te-vis, que receberam o nome de “Téo e Bentiquinho”. O mascote, que é protagonista dos livros didáticos, é levado para casa pelos alunos e retornam no dia seguinte para a escola.

As professoras Kátia Badiani e Adrieni Dassie Silveira, explicaram que, conforme proposta do primeiro capítulo do livro de bordo que trabalha as diferentes maneiras de se fazer leituras, os tipos de sentimentos e a criatividade, os alunos fizeram uma excursão nas proximidades da unidade de ensino para observar os diferentes tipos de janelas.

“Nesse contexto das janelas, foram trabalhados os contos de fadas que culminou na construção da torre da Rapunzel com a janela onde são jogadas as tranças, utilizando personagens criados em forma de fantoches (príncipes e princesas) para que a criança pudesse criar seu próprio conto de fadas”, comentaram as professoras.

A temática “janelinha”, que cada criança adquire nesta faixa etária alvo da atividade, a higienização, as crenças de cada família em relação a perda do dente (fada do dente) e a realidade do fato, bem como a importância de encaminhar os dentes de leite para o lugar correto, também foram abordadas, assim como a construção de vitrais (vidraça), para observação da passagem da luz sobre a gravura pintura, nesse caso, feito com o plástico para reprodução da atividade de forma mais segura.

Outro assunto trabalhado, baseado na proposta do material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil foi a montagem de uma maquete, usando argila com resíduos do asfalto e areia, e a confecção do ninho com ovos de dinossauros.

“Esse material é uma experiência nova no município, a primeira vez que esse conteúdo foi adotado, e já vemos o quanto o desenvolvimento do professor e desempenho do aluno tem trazido um aprendizado muito significativo”, comentou a diretora Jucilene Fasolo Araujo.

Maleta

A maleta também contém adesivos para encantá-lo, e o conteúdo escolar é ricamente ilustrado com a utilização de diferentes formas, imagens e mapas. O projeto gráfico é adequado à faixa etária, com espaços para o registro das atividades escolares.

A equipe pedagógica da Educação Infantil, entre diretores, pedagogos e professores, participou de uma formação com a equipe do Sistema Aprende Brasil para implantação e utilização do exemplar nas atividades em sala de aula. Entre os dias 17 e 19 de maio acontece a segunda formação referente ao uso do livro nas escolas. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Quatro em cada dez alunos do 4º ano não dominam a leitura
Professores de todo país terão cursos de educação financeira
Escola realiza ação de combate ao abuso sexual infantil
Vitória forma profissionais de excelência para o mercado
Música e atividades coletivas para celebrar o Dia da Família
Escola utiliza ferramentas inovadoras para melhorar ensino
Dia da família: escolas desenvolvem programação especial
Aracruz abre as inscrições para o curso de Camareira
Anchietenses iniciam as aulas do curso de aquaviários
Alunos de Colatina aprendem artes marciais em aulas 
Governo ES divulga inscrições para cursos on-line do Pronatec

TAGS:
ESCOLA | AULAS | DINÂMICAS | LINHARES | LIVRO INFANTIL