CULTURA

Escola recebe acervo da literatura africana e afro-brasileira

Escola Antônio Vieira de Rezende, Serra, recebeu 212 títulos da cultura negra e a diversidade.

Em 15/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu-PMS

A doação do acervo e a formação de professores fazem parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura:

  • A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Vieira de Rezende, localizada no bairro Central Carapina, Serra, foi contemplada com um rico acervo de literatura africana e afro-brasileira. Ao todo, foram doados 212 títulos que destacam a cultura negra e a diversidade e que agora passarão a compor a biblioteca da escola.

A doação do acervo e a formação de professores fazem parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura: Formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura afro-brasileira e africana”, que está sendo realizado com apoio financeiro do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e conta com apoio institucional da Proex-Ufes e da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER), além da Secretaria Municipal de Educação da Serra.

"Ressaltamos a importância desse acervo dentro do contexto de uma Educação para Relações Étnico-Raciais, pois além da História e cultura africana e afro-brasileira, torna-se imprescindível contemplar a representatividade, a ancestralidade africana e as artes. A literatura é uma ferramenta potente de valorização da identidade negra", disse a subsecretária municipal de educação, Luciana Galdino.

Os livros com temáticas africanas e afro-brasileiras, doados pelo Projeto LitERÊtura, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo à EMEF Antônio Vieira de Rezende, retratam meninas e meninos negros em seus cotidianos familiares de forma positiva, valorizam a estética negra e o cabelo crespo e contemplam a ancestralidade e herança africana, contribuindo para uma educação antirracista e promoção de uma sociedade que valoriza a constituição e história do seu povo.

Durante o primeiro semestre deste ano, a unidade de ensino participou de curso de formação de professores dedicado a literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira.

O projeto também tem presenteado os educadores do município com importantes debates em formato virtual (lives), que contam com a participação de renomados professores e pesquisadores do cenário estadual e nacional.  A terceira e penúltima live do “ÀGBÁRA ÒRÒ - Ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil” acontecerá no dia 17 de junho às 19h no canal do Youtube Educa Serra.

O tema será: “A ESCRITA LITERÁRIA: AUTORAS NEGRAS DE LITERATURA INFANTIL”, com as escritoras Lucimar Rosa Dias (UFPR) e Nilma Lino Gomes (UFMG). A mediação será feita por Débora Araújo (Coordenadora do LitERÊtura - Ufes).

Leia também:

Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer
Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória
Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
ACERVO | LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE