EDUCAÇÃO

Escolas de Vitória recebem o projeto "Caravana Holandesa"

Estudantes da rede municipal terão a oportunidade de conhecer a cultura dos Países Baixos.

Em 04/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A Caravana irá a três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef): Maria José Costa Moraes, em São José, Suzete Cuendet, em Maruípe, Alberto de Almeida, em Santo Antônio.

Conhecer uma nova cultura através do cinema, com direito a debate após a exibição. Cerca de 460 estudantes da rede municipal de Vitória terão a oportunidade de assistir a um filme produzido na Holanda e ainda conhecer um pouco sobre a cultura dos Países Baixos. É o projeto "Caravana Holandesa" que desembarca pela primeira vez em Vitória.

A Caravana irá a três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef): Maria José Costa Moraes, em São José (terça-feira, 04, às 8h); Suzete Cuendet, em Maruípe (quarta-feira, 05, às 8h); Alberto de Almeida, em Santo Antônio (quinta-feira, 06, às 8h e às 14h). As unidades de ensino podem escolher entre os filmes "Jogo da Vida" (Vencedor de 6 prêmios, incluindo o Troféu Rembrant de melhor filme infantojuvenil) e "Quais São as Chances?" (Indicado a melhor filme para públicos jovens no festival de Berlim).

"Uma atividade como a Caravana Holandesa nas escolas significa uma expansão de horizonte e de conhecimento do mundo para os nossos estudantes. Quantos de nós já assistimos a algum filme produzido na Holanda? Quantos de nós conhecemos a cultura desse país? Nossos estudantes terão essa oportunidade, terão esse acesso por meio de uma produção de cinema. Essas iniciativas enriquecem a vivência dos nossos estudantes na escola e ampliam sua visão de mundo", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A iniciativa acontece desde 2016, em escolas do estado do Rio de Janeiro, é uma realização da 55 CINE, em parceria com o Consulado do Reino dos Países Baixos.

Filmes em cartaz

Jogo da Vida | Achtste-groepers huilen niet

Akkie não foge dos desafios. Apaixonada por futebol, estudiosa e dotada de uma personalidade forte, ela é o orgulho das meninas de sua escola - e a maior rival de Joep, que não gosta nada da ideia de ver sua classe disputar o campeonato interescolas com um time misto em campo. Para ele, apenas os garotos devem participar se a turma quiser trazer o troféu para casa. Mas, quando Akkie é diagnosticada com leucemia, até seu inimigo decide que é preciso que ela melhore logo.

Ficha técnica

  • Países Baixos, 2012
  • Drama, 96 min.
  • Direção: Dennis Bots | Elenco: Hanna Obbeek, Nils Verkooijen, Fiona Livingston

Quais são as chances? | Patatje Oorlog

O pai de Kiek tem uma profissão arriscada. Ele é médico em regiões de conflitos e está indo para um país em guerra. Quais são as chances de ele não voltar vivo de lá? A mãe explica que são poucas. Kiek então começa a fazer tudo o que pode para diminuir as chances de perder seu pai.

Ficha técnica

  • Países Baixos/Bélgica, 2011
  • Infantojuvenil, 86 min
  • Direção: Nicole van Kilsdonk | Elenco: Lucas Adriaanse, Pippa Allen, Kes Baxter. (Secom/PMV)

Leia também:

Oficinas diversas reforçam vínculo de famílias em Vitória
5º Vem Cantando Cariacica: inscrições prorrogadas até dia 14
Vitória nomeia 88 profissionais para atuar na rede de ensino
Cachoeiro abre inscrições para aulas gratuitas de violão
Vitória: Dia da Família na escola cativa comunidade escolar
Vila Velha: Abertas as inscrições para curso de massagista
Cariacica abre inscrições para capacitação em informática
Crianças participam de aula de trânsito com Guarda Municipal
Com apresentações, Festa da Primavera encanta famílias
Vitória: Educação tem mutirão por documento de identidade
PMVV: ​Inscrições abertas para Festival de Música Estudantil

TAGS:
VITÓRIA | ESCOLAS | CARAVANA HOLANDESA | CULTURA | PROJETO