EDUCAÇÃO

Escolas de Vitória recebem professores antes de volta às aulas

Os professores receberam um caderno de planejamento e kit pedagógico de uso pessoal.

Em 20/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação do Cmei/PMV

Os professores da Rede Pública de Vitória receberam um caderno de planejamento, os protocolos de biossegurança, um kit pedagógico de uso pessoal e uma mensagem.

Os professores da rede municipal de ensino de Vitória estão de volta às escolas. Após um ano quase inteiro de muito trabalho remoto, por conta da pandemia do coronavírus, tanto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) quanto os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) receberam os educadores em seus espaços físicos.

"O acolhimento inicial foi pensado com muito carinho, já que estavam há muito tempo afastados. Fizemos um café da manhã e um café da tarde. Nos dois turnos, realizamos uma dinâmica para ouvir o que os nossos professores, tanto os que já estavam aqui quanto os recém-chegados, trazem na bagagem. E eu me surpreendi positivamente. Ninguém relatou que estava triste de retornar. Todos disseram ter medo, mas que vão tomar o cuidado necessário para estar aqui", destacou a diretora do Cmei Menino Jesus (Centro), Fernanda Moraes.

Os professores receberam um caderno de planejamento, os protocolos de biossegurança, um kit pedagógico de uso pessoal e uma mensagem.

"Mostrei as adequações feitas na escola e os cuidados que teremos com as crianças, com as famílias e com eles também. Foi um acolhimento mesmo. Lembrando que a gente não pode deixar de ter alegria e afetividade no Cmei. Vamos aprender e ensinar a criança a demonstrar afetividade de outras formas, que não o abraço, por exemplo", disse.

Acolhida

Na Emef Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, a recepção do corpo docente ocorreu na quadra da escola.

"Foi muito legal ter, de novo, os professores na escola. Combinamos antes por uma reunião virtual, orientando o uso da máscara, a manutenção do distanciamento e que se dirigissem para o espaço da quadra", contou a diretora da unidade, Marlene Busato.

Por lá, também foi realizada uma dinâmica de boas-vindas, abordando as expectativas e os sentimentos após tanto tempo fora da escola. Em seguida, os protocolos de biossegurança foram lidos em grupo.

"As pessoas estão ansiosas. Há incertezas, mas há, também, esperança, saudade, alegria e afeto. Por isso estamos fazendo uma escuta cuidadosa neste primeiro momento. Fomos, passo a passo, colocando que estamos diante de um novo normal. Esta geração de alunos, pais e professores está escrevendo uma nova história", completou.

Ano letivo

O calendário escolar de 2021 começa nesta segunda-feira (22) com atividades remotas para os estudantes. A partir do dia 1º de março, terá início o retorno escalonado dos estudantes às salas de aula.

O primeiro grupo a voltar são os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, em 15 de março, retornam presencialmente as turmas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental.

No dia 29 de março, está marcado o retorno presencial para as crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil.

"Sabemos o quanto foi desafiador este momento de retorno, mas estamos muito felizes com os relatos dos gestores de como foi acolher toda a equipe de volta. Todos estão planejando as atividades e se organizando para o início deste novo ano letivo, que traz todas as complexidades e esperanças por tempos melhores", afirmou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner. (Com Informações da Secom/PMV)