EDUCAÇÃO

Escolas municipais de Vila Velha agora terão o ´SOS Escola´

O “SOS Escola” é um aplicativo de celular que poderá ser acionado a qualquer momento.

Em 22/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Além do “SOS Escola”, as unidades também contam com as visitas tranquilizadoras, onde os agentes entram na unidade de ensino e conversam com diretores, professores e alunos.  

O “SOS Escola” é um aplicativo de celular que poderá ser acionado a qualquer momento pelas pessoas cadastradas. Após o pedido de socorro, uma mensagem irá aparecer na tela do computador, na Central de Operações da Guarda Municipal de Vila Velha. Na informação, o agente saberá a unidade e o endereço de onde partiu o chamado. Imediatamente, a viatura que estiver mais próxima será encaminhada para o local. Nesse momento, a pessoa que acionou o botão receberá uma mensagem, onde saberá que o pedido foi atendido.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, afirmou que o “SOS Escola” é uma das medidas para auxiliar na segurança:

“O aplicativo deverá ser acionado em caso de urgência. Os diretores já foram orientados e passarão por treinamento”, menciona.

Conforme a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, somente as pessoas autorizadas terão acesso ao aplicativo.

“Os cadastros já foram realizados no aplicativo e essas pessoas poderão acionar a Guarda Municipal de Vila Velha em momentos de necessidades. O objetivo do aplicativo é trazer celeridade nos atendimentos às escolas”, expressou.

A secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, ressaltou a importância do aplicativo:

“Esse aplicativo será de extrema importância para os funcionários e para os alunos. Essa é apenas uma das medidas implementadas. Desenvolvemos diversos projetos junto com a GMVV, para prevenção ao bullying e gerenciamento de conflitos, com abordagens sobre inteligência emocional, autocontrole e autorresponsabilidade. Queremos promover a cultura da paz no ambiente escolar e prevenir situações de violência”, frisa.

Inspetoria Escolar

Além do “SOS Escola”, as unidades também contam com as visitas tranquilizadoras, onde os agentes entram na unidade de ensino e conversam com diretores, professores e alunos.  

A GMVV também auxilia na entrada e na saída dos alunos e dos funcionários. Também é desenvolvido o projeto “Anjos da Guarda”, um recurso criado para gerar laços e ampliar a presença junto à comunidade escolar, auxiliando na construção de uma relação de cooperação e transparência entre o cidadão e as forças de segurança. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Estudantes de Vitória participam de evento internacional
Linhares: Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado nas escolas
Educadores dizem que ensino médio amplia desigualdades
Guarapari abre as inscrições para o Curso de Garçom
Matrículas de indígenas em universidades subiram 374% 
Projeto Alfabetiza Vila Velha realiza formação para professores
"Não vamos transformar escolas em prisão", diz Presidente Lula
70% das cidades não cumprem lei do ensino afro-brasileiro
Sedu libera mais de R$ 16,7 milhões aos Conselhos de Escola
Vitória disponibiliza novo curso de especialização técnica
Secretaria de Educação repassa R$ 7,4 milhões para escolas

TAGS:
ESCOLAS | VILA VELHA | SOS ESCOLA | ACIONADO | APLICATIVO