CULTURA

Escritor analisa crueldade humana em livro de terror e mistério

O livro Profanos: histórias de terror e mistério, foi escrito pelo goiano Orlando Rodrigues.

Em 25/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação / Orlando Rodrigues

O escritor goiano Orlando Rodrigues lança "Profanos: histórias de terror e mistério", livro com oito contos sobre a crueldade das ações humanas e os limites da insanidade.

No livro Profanos: histórias de terror e mistério, escrito pelo goiano Orlando Rodrigues, o horror não está em seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, demônios, anjos e bruxas. Todas as situações perversas e ameaçadoras são causadas por humanos, por pessoas comuns que talvez não parecessem capazes de tanta perversidade.

Por meio de oito contos de suspense psicológico, o autor lança um olhar para o terror que está nos casos recorrentes do dia a dia, estampados nas manchetes nos jornais. Relações abusivas, feminicídio, assassinatos em série e problemas psicológicos estão entre as problemáticas expostas.

“O livro não é meramente fantasioso. Ele aborda temas muito reais do nosso cotidiano”, explica o escritor.

Seita judaica

Em “A Casa dos Sete Espelhos”, um homem e uma mulher decoram o novo apartamento com espelhos inspirados nos essênios, uma seita judaica que classificou as relações humanas a partir destes objetos. Mas essa decisão coloca à prova o equilíbrio dos protagonistas, que perdem os limites entre a sanidade e a loucura.

Outro conto é “O Gato”, que narra a visão de um homem obcecado pela morte. Depois de muitos estudos, ele começa a fazer procedimentos para compreender o processo de morrer em outros seres vivos. A sequência desta história se tornará um livro próprio, que será o próximo lançamento do autor.

Uma mistura de medo, horror, encantamento e curiosidade, marcariam todo o resto de minha vida até aqui. O processo de morrer. Daí em diante, minha maior necessidade era vivenciar o processo, como ele se instala e como ele termina. E passei a fazer experiências nesse sentido, algo que no início me proporcionou uma mistura de sentimentos de tristeza e medo, mas, também, de diversão. (Profanos: histórias de terror e mistério, pg. 86)

A partir de textos curtos que analisam a subjetividade humana de forma crua, o público se envolve em narrativas angustiantes com finais imprevisíveis. Inspirado em mestres do horror como Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Stephen King, além de apresentar referências da cultura pop, como as séries “American Horror Story” e “Sobrenatural”, Orlando Rodrigues transparece a monstruosidade cotidiana que muitos preferem esquecer da existência.

Sobre o autor:
O goiano Orlando Rodrigues escreveu vários livros de terror e suspense, sendo “Profanos: histórias de terror e mistério” sua publicação mais recente. Além deste título, possui no currículo obras como “Não me deixe aqui”, “Terror: ao sair, não apague a luz” e “O fio da meada: uma fronteira entre o bem e o mal”. Sua carreira na literatura ocorre concomitantemente ao trabalho no ramo empresarial. O autor também é administrador com foco em recursos humanos, mestre em Ciências da Educação, professor e consultor organizacional.

Ficha técnica:
Título: Profanos: histórias de terror e mistério
Autor: Orlando Rodrigues
Editora: Mágico de Oz
ISBN: 979-65-86453-18-8
Páginas: 157
Preço: R$ 80 (físico) e R$ 24,99 (e-book)
Onde comprar: Amazona
(Por Maria Clara Menezes/AsImp)

Leia também:

Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano são atrações no Maes Tons
"Cachoeirense Ausente": inscrições só até segunda-feira (22)
Olhares históricos de Vila Velha em exposição fotográfica
Nova Venécia realizará o 6º Festival Regional do Aipim
Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira
Vitória: Projeto valoriza cultura capixaba e encanta crianças
Jovens alunos em imersão com Orquestra Sinfônica Brasileira
Biblioteca promoverá "Círculo da Leitura" na quinta-feira (4)
Casagrande lança o Ciclo 2023 do Programa Fundo da Cultura
Exposição coletiva Mínimo Múltiplo Comum chega a Viana

TAGS:
LIVRO | ESCRITOR | CRUELDADE | TERROR | HUMANA | MISTÉRIO