EDUCAÇÃO

Esesp iniciou hoje (1) testes com plataforma de Educação a Distância.

O piloto é para verificar possíveis dúvidas que o servidor possa ter.

Em 01/07/2015 Referência JCC

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) inicia nesta quarta-feira (01) os testes com uma plataforma desenvolvida para oferecer cursos na modalidade Educação a Distância. A ação dará oportunidade aos servidores públicos estaduais e municipais que desejavam participar das formações oferecidas pela instituição, mas que não podiam comparecer aos encontros presenciais.
 
Em um primeiro momento, serão ofertados dois cursos, como um projeto-piloto: ‘Ética, Cultura e Mudança Organizacional’ e ‘Gerenciamento de Contratos na Administração Pública’, com turmas formadas por servidores da própria Esesp e por docentes das respectivas áreas. 
 
De acordo com o Wistercley Carvalho, que é coordenador técnico do Programa de Ensino a Distância da Esesp, essa primeira experiência com a plataforma é fundamental para conhecer melhor as demandas, adaptando as ferramentas para atender ao seu objetivo final.
 
“O piloto é para desenhar melhor o curso, para verificar possíveis dúvidas que o servidor possa ter e até mesmo apontar melhorias. Enquanto isso, nós vamos aplicar as melhorias, colocá-las de forma equitativa para que todos os servidores compreendam e possam fazer, sem distinção”, explica. 
 
A diretora Técnica da Esesp, Sylvana Torres, destacou a importância dessa nova etapa da instituição, de utilizar a tecnologia em favor do serviço público, traduzindo os cursos para este meio.
 
“Você pode atingir mais servidores, o que quer dizer que podemos expandir as competências necessárias à boa gestão pública para além do espaço físico da sala de aula. Isso significa que todo o servidor, da sua casa ou quando for autorizado, no seu trabalho, pode fazer daquele momento um momento de aprendizado”, declarou. 
 
A previsão é que o lançamento da Educação a Distância do Governo do Espírito Santo para servidores estaduais e municipais ocorra na primeira semana de agosto, já com essas duas formações. Ela estará disponível no endereço www.ead.es.gov.br. 
 
A diretora presidente Dangela Volkers ressaltou o avanço da Escola quanto a ampliar sua oferta, atendendo uma forte demanda, especialmente nos municípios. “A ação permite alcançar resultados otimizando recursos, imprescindível ao atual cenário em que nos encontramos”, disse.
 
Interação e conhecimento
 
Ao acessar a página do EaD, os usuários encontrarão uma diversidade de ferramentas que poderão ser usadas na formação. Entre elas estão vídeoaulas, bate-papos, videoconferência e fóruns. “O professor terá atividades em que estará junto com os alunos virtualmente e, em outras, ele vai corrigir e responder ao cursista. Ele vai ter esse acompanhamento em toda a extensão do curso”, disse Wistercley Carvalho.
 
Pesquisa
 
Para o desenvolvimento da plataforma utilizada para abrigar os cursos, foi realizada uma pesquisa on-line para conhecer melhor os usuários na web. “Foram feitas algumas perguntas sobre os hábitos e as experiências que eles tinham na internet. A partir de então a nossa página foi pensada”, explicou a programadora Helena Carraço. 
 
O resultado desse levantamento estará disponível na internet, e também pode ser acessado no site do EaD (www.ead.es.gov.br).
 
A ação ocorreu em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), que ficou responsável pela estrutura de rede, criação do link e o armazenamento do material. À Esesp, coube a elaboração da plataforma e programação, com o apoio de profissionais ligados ao Nead/Ufes e docentes credenciados da Esesp, com forte experiência nesta modalidade.
 
Secom/ES