EDUCAÇÃO

Esesp registra mais de 4 mil pessoas capacitadas em EAD

O resultado representa 14,4% do total alcançado em 2019, que é de 27,7 mil.

Em 17/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Último Segundo - Divulgação

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) atingiu a meta estabelecida para as capacitações na modalidade de Educação a Distância (EAD). De janeiro a dezembro deste ano, a instituição registrou mais de quatro mil capacitados nos cursos promovidos por meio da plataforma virtual de ensino (www.ead.es.gov.br). O resultado representa 14,4% do total alcançado em 2019, que é de 27,7 mil.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, o número representa o esforço em disseminar o conhecimento no Estado. “Os cursos online vêm atender a uma demanda dos próprios servidores que querem acessar nossas soluções educacionais com mais facilidade, mas mantendo a mesma qualidade das atividades presenciais, gerando resultados efetivos para os cidadãos”, explica.

Em 2019, os servidores puderam participar de todos os 16 cursos que a Escola de Governo possui em seu portfólio de ações na modalidade de ensino a distância, totalizando 30 turmas. Para Nelci Gazzoni, a boa adesão se deve ao formato escolhido para ofertar as ações que valorizam o engajamento e favorecem a apreensão do conhecimento.

“Para tornar essa experiência mais assertiva e prazerosa, colocamos à disposição dos nossos cursistas uma série de ferramentas auxiliares durante todo o período do curso. Além de videoaulas, salas de bate-papo, fóruns e materiais de apoio, os participantes contam com um professor-tutor que acompanha a turma em todo o processo do curso”, completa.

Demanda específica

Em 2019, os resultados positivos da Esesp possibilitaram uma parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social (Setades). Juntas, as instituições promoveram duas turmas do curso “Educação Alimentar e Nutricional”, no formato online, destinado a nutricionistas servidores do governo do Estado e sociedade civil. A ação gerou um total de 210 capacitados.

Atualizações

A plataforma utilizada para a realização das atividades online também passou por um processo de atualização. Com isso, houve melhoria no layout expansivo da página, permitindo a ela se adaptar com mais facilidade a diferentes tamanhos de telas e dispositivos, como computadores e celulares. Houve foco, também, na melhoria da Experiência do Usuário (UX Design), tornando o ambiente virtual mais intuitivo e permitindo uma melhor navegabilidade. 

A equipe trabalhou na reelaboração visual da página, desenvolvendo um espaço mais amigável ao cursista e dando uma aparência mais moderna e inovadora. Por fim, foi feita uma manutenção geral do sistema e da plataforma dos bancos de dados, o que tornou o uso do ambiente mais leve e rápido.(Com informações da Assessoria de Comunicação da Esesp)