LAZER

ESPECIAL: Conheça as praias de Vitória, Guarapari, Vila Velha e Serra

A Praia de Camburi é uma das mais frequentadas e admiradas da capital capixaba.

Em 11/02/2017 Referência JCC

Verão e férias combinam com sossego ou diversão? A Região Turística Metropolitana tem os dois. E a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) separou dicas com o melhor das praias de Guarapari, Vila Velha, Vitória e Serra.

Há opções para todos os gostos: praias calmas, agitadas, badaladas, além de boa gastronomia. Arrume as malas e venha descobrir o Espírito Santo.

A Região Turística Metropolitana conta ainda com os municípios de Cariacica e Viana.

Vitória

O passeio começa pelas praias da Ilha de Vitória. A Praia de Camburi é uma das mais frequentadas e admiradas da capital capixaba. A praia, localizada na área urbanizada da cidade, conta com quiosques, calçadão e uma extensão de seis quilômetros ideal para a prática de esportes náuticos. A Praia de Camburi é considerada uma das melhores do Brasil para Velejar. 

O mar de águas frias e calmas da Praia da Curva da Jurema propicia aos visitantes a prática de esportes náuticos. No local, o querido do momento é o stand up. A praia conta com uma pequena faixa de areia e quiosques que servem o melhor da gastronomia capixaba.

As praias da Ilha do Boi têm águas tranquilas, ideais para momentos de lazer com a família.

A Praia das Castanheiras é outro lugar que vale visitar em Vitória. A praia conta com pequenas piscinas naturais formadas entre as pedras ideais para as crianças.

Vila Velha

Os 32 quilômetros de praias da cidade canela verde são deslumbrantes. A começar pelo Balneário de Ponta da Fruta, na Região Sul do município.

A praia é sossegada, boa para crianças e idosos e para quem quiser se banhar nas águas rasas e caminhar nas longas faixas de areia.

Mais adiante, no sentido Vitória, está a Praia da Barra do Jucu, famosa pelo Congo e pelos atletas de surf e bodyboard da região. Devido à proximidade com a Foz do Rio Jucu, a praia tem ondas fortes.

Chegando à parte mais urbanizada de Vila Velha a primeira opção é a Praia de Itaparica, com quiosques e restaurantes, ideal para passar o dia. À noite os bares e as casas noturnas dão o agito à cidade.

 A Praia de Itapoã é outro ponto forte de Vila Velha, com larga faixa de areia e ondas, o local é ideal para a prática de esportes, como o kitesurf. Por toda a orla, é possível curtir em passeios de bike.

Perto da Praia de Itapoã fica a Praia da Costa, uma das mais procuradas praias do litoral de Vila Velha. Nela é possível encontrar mar calmo e longa faixa de areia. O local conta com estrutura de bares e restaurantes.

As pessoas com deficiência têm seu banho garantido em Vila Velha. O Projeto Praia Legal, propicia um aconchegante banho de mar todos os dias, na Curva da sereia, na Praia da Costa, todos dos dias das 8 às 17h.

Guarapari

O passeio pela Região Turística Metropolitana continua nas encantadoras praias de Guarapari. No litoral da cidade é possível encontrar desde águas cristalinas até areias com poder medicinal.

É o caso da Praia da Areia Preta, com areia escura e rica em monazita, localizada no Centro da cidade. Acredita-se que o alto teor de radioatividade da área pode aliviar sintomas de doenças como reumatismo e artrite.

Ainda no Centro de Guarapari é possível curtir a Praia das Castanheiras. Uma das praias mais movimentadas, que conta com recifes e castanheiras que dão charme ao local.   

A Praia do Morro é outra que também se destaca. Localizada no perímetro urbano, a praia conta com calçadão, quadras esportivas e quiosques. Ideal para passear em qualquer hora do dia e usufruir dos bares e restaurantes. 

Ainda em Guarapari, vale visitar a Praia de Setiba, com suas águas claras e calmas; a lendária Praia dos Namorados, com seus misticismos; e as badaladas Praias de Bacutia e Meaípe, na Enseada Azul, que parecem piscinas e são ideais para quem prefere aguas tranquilas para curtir o dia.

Outra opção na cidade é o Parque Estadual Paulo César Vinha. Criado com o intuito de preservar espécies de plantas e animais, o Parque conta com uma vegetação de Mata Atlântica litorânea, de restinga, praias, além de lagoas que podem ser visitadas por meio de trilhas e pela praia. Está localizado às margens da Rodovia do Sol, ligação de Vila Velha a Guarapari.

Serra

Os 23 quilômetros de praias do município de Serra são deslumbrantes. A começar pela Praia de Bicanga, com águas quentes. As amendoeiras dão sombra à praia, agradando ainda mais os visitantes.

Já a Praia de Jacaraípe é uma das mais visitadas do município. No verão, o local é berço de shows e campeonatos esportivos que animam a cidade.

Procurando por boa gastronomia? O lugar certo é a Praia de Manguinhos. A região conta com diversos restaurantes que servem o melhor da gastronomia capixaba, como a moqueca.

E aventura? Na Praia de Nova Almeida tem. As águas rasas e quentes fazem do local inesquecível em meio às grandes falésias. É ideal para o voo livre.

Da Redação-Secom/ES