EDUCAÇÃO

Especialista da dicas para se dar bem na prova do ENEM

Antes ou durante a prova, controlar a respiração é uma das melhores maneiras de se acalmar.

Em 06/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Diego Redel/Agencia RBS

Especialista do Colégio Marista Glória tira dúvidas e dá dicas sobre como diminuir a ansiedade nas provas que ocorrerão neste mês e no próximo

Por conta da pandemia da Covid-19, houve mudanças nas datas do ENEM. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O ENEM é uma prova em que os estudantes depositam grandes expectativas. Tantas emoções, se não forem compreendidas e significadas, podem atrapalhar o desempenho no exame. Por isso, o desafio é vencer o medo e a ansiedade no período que antecede os exames nacionais e os vestibulares, para não perder todos os esforços e tempo dedicados ao estudo e preparação.

O Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), está desbravando fronteiras e atingindo índices cada vez mais relevantes de sucesso no ENEM e em outros processos seletivos, em velocidade maior do que a média nacional. No último ENEM, por exemplo, os estudantes do Colégio aumentaram as médias em Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens, enquanto no país todo a média caiu. Na redação do ENEM, os alunos apresentaram um crescimento acima da média nacional.  

Para o coordenador do Ensino Médio do Marista Glória, Marcos Aurélio Pereira, uma dica muito simples para “segurar a ansiedade” durante a prova é inspirar e expirar.

Seja antes, ou durante a prova, controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente. Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, é possível encontrar tranquilidade e esvaziar a mente. Ao prestar a atenção na respiração, é mais fácil focar no momento presente e minimizar a ansiedade.

Confira a seguir cinco dicas do professor Marcos Aurélio Pereira:

  1. Como organizar uma rotina mais eficiente?

A sugestão é que os alunos criem uma rotina de estudos, se dedicando um pouco a cada conteúdo, todos os dias. Neste ponto, é preciso fazer um planejamento priorizando estudar as matérias que têm mais dificuldade.

  1. Esteja bem informado sobre os temas atuais

É importante que os candidatos estejam atentos aos acontecimentos atuais, já que os vestibulares, o ENEM e, principalmente as redações, irão cobrar esse conteúdo.

Normalmente, o ENEM tem solicitado temas que envolvem questões de problemas sociais, para que o candidato possa discuti-los com propriedade e profundidade. Assim, é possível avaliar o quanto esse aluno está engajado socialmente e o quanto consegue perceber os problemas que estão em seu entorno.

  1. Estabelecer horários é fundamental

Cada aluno precisa analisar o período que consegue obter maior rendimento e produtividade. É importante reservar quatro horas diárias para o estudo, porque também é necessário ter tempo para relaxar e descansar. O melhor é organizar bem os horários para conseguir aproveitar com mais eficiência.

  1. É válido estudar em grupo e online?

Cada aluno tem um estilo próprio de estudar. Alguns se concentram mais sozinhos, enquanto outros conseguem aprender mais estudando em grupo. Portanto, é importante ser sincero consigo mesmo e escolher uma metodologia que de fato o auxilie.

  1. Redação: estude as estratégias

Quanto à redação, faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares e prepare seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho. Depois, volte ao seu texto para passá-lo a limpo. (Por Eduardo Vella -  PG1)