MEIO AMBIENTE

Especialista explica os cuidados que o radiador requer

Manter a manutenção do carro em dia é fundamental para seu bom funcionamento.

Em 19/07/2017 Referência JCC / Jamile Carvalho

Manter a manutenção do carro em dia é fundamental para seu bom funcionamento e segurança dos passageiros. Além dos reparos de rotina, como troca de óleo, calibragem dos pneus e alinhamento, existem outros cuidados que são importantes para que o veículo esteja sempre em perfeito estado de uso. O radiador, por exemplo, também é um importante item que precisa de atenção para garantir o desempenho do motor. 

De acordo com o gerente de serviços da Vitoriawagen de Serra, Susarion Ribeiro, a função do radiador é resfriar a água que circula pelo motor, fazendo com que a temperatura não suba demais e cause danos irreversíveis.

Água no radiador

Entre os principais cuidados exigidos quanto ao radiador está a necessidade de utilizar água potável. Se o líquido possuir alguma impureza, como chumbo ou outro tipo de minério, por exemplo, pode causar danos à estrutura do motor. Além disso, as bombas de água e redentores também podem ser danificados.

Sistema de arrefecimento

Os motoristas também devem ficar atentos à manutenção do sistema de arrefecimento, para evitar problemas com os radiadores, que podem prejudicar não apenas o desempenho do veículo, como também do motor.

“A bomba de água precisa estar em boas condições para evitar o superaquecimento. Mangueiras exigem o mesmo cuidado, pois podem oferecer problemas no conjunto do arrefecer”, explica o gerente.  

Aditivo

Outra medida fundamental para preservar o radiador é utilizar o aditivo adequado, de acordo com a especificação do fabricante. Ele deve ter fluido de arrefecimento à base de etilenoglicol, cuja função é dosar o ponto de ebulição, mantendo a temperatura do radiador dentro do limite ideal.

Manutenção

Assim como os demais itens do veículo, é necessário fazer a revisão do radiador, pois alguns resíduos podem se acumular. Por isso, é essencial fazer a manutenção periodicamente para evitar que esse acúmulo influencie no aquecimento, fazendo com que o automóvel pare de funcionar.

Para manter a temperatura controlada do carro, o indicado é verificar uma vez por semana o nível de água do motor. No verão, devido à alta temperatura, essa revisão deve ser realizada com mais frequência.