SAÚDE

Especialistas vão informar sobre contraceptivos do SUS

Especialistas vão informar sobre métodos contraceptivos ofertados pelo SUS em Vila Velha

Em 19/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Esses encontros acontecem a cada 15 dias e tem entre suas metas tornar os munícipes multiplicadores das informações passadas durante as palestras.

Enfermeiros da Unidade Básica de Saúde do Ibes, vão ministrar uma palestra sobre os métodos contraceptivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de informar a população sobre as características e particularidades de cada um dos métodos, orientar sobre como evitar uma gravidez indesejada e sobre como manter uma vida sexual segura. A ação vai acontecer nesta quinta-feira (18), às 13h, no auditório da US.

Esses encontros acontecem a cada 15 dias e tem entre suas metas tornar os munícipes multiplicadores das informações passadas durante as palestras. Podem participar moradores dos seguintes bairros: Ibes, Santa Inês, Jardim Guadalajara e Nossa Senhora da Penha.
 
A equipe vai explicar sobre os métodos contraceptivos e quem é o público alvo de cada um desses métodos que ajudam no planejamento familiar, bem como qual a escolha mais indicada para cada uma das opções.

“Muitas pessoas têm dúvidas sobre essas ações de prevenção e por isso a necessidade de falar sobre o assunto constantemente”, explica o enfermeiro Matheus Thomaz.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o SUS oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos: anticoncepcional injetável mensal; anticoncepcional injetável trimestral; minipílula; pílula combinada; diafragma; pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte); Dispositivo Intrauterino (DIU) e preservativo feminino e preservativo masculino.
 
Encaminhamento
 
Após a palestra será feito o encaminhamento aos interessados em iniciar o acesso aos seguintes métodos contraceptivos: DIU, vasectomia e laqueadura. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Himaba reforça importância de amamentar e incentiva doação
Vacinação contra gripe e Covid-19 continua em Anchieta
Atenção domiciliar: uma realidade para pacientes do HEVV
Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid-19 e Gripe
PMV: Agentes de Saúde utilizam tablets em visitas domiciliares
Práticas simples que podem evitar um ataque cardíaco
OMS faz alerta contra o uso de adoçantes artificiais
População pode se vacinar sem agendamento em Cariacica
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (15)
Vacina contra a gripe liberada para maiores de 6 meses
3 erros comuns de corredores iniciantes e como não repeti-los

TAGS:
VILA VELHA | SUS | MÉTODOS | CONTRACEPTIVOS | ESPECIALISTAS