SAÚDE

Espírito Santo bate recorde com 150 mil doses aplicadas em 36h

Dia D de mobilização da vacina contra covid-19 ficará marcado na história do Espírito Santo.

Em 22/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/Sesa

O ótimo desempenho na vacinação dos capixabas foi comemorado pelo governador Renato Casagrande.

O Dia D de mobilização contra a covid-19 ficará marcado na história do Espírito Santo. Em um esforço conjunto dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, foram aplicadas 149.242 doses da vacina contra o novo coronavírus nas últimas 36 horas, entre D1, D2 e dose única. O número será maior, uma vez que há municípios, a exemplo de Vila Velha, que seguiu vacinando até às 22h do sábado (21), além do cadastro de doses ainda a serem lançadas.

Até o momento, o Dia D de mobilização contra a covid-19 – que foi antecipado em alguns municípios para esta sexta-feira (20) – contabilizou 121.514 primeiras doses aplicadas (D1), 27.622 doses de reforço (D2) e 106 aplicações de vacinas de dose única. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde (Sesa), com base nas informações cadastradas no sistema estadual da Plataforma Vacina e Confia e na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde.

Somente no sábado (21), até às 18h30, foram aplicadas 112.831 doses, sendo 102.978 de D1 - um recorde também em primeiras doses aplicadas no Estado. Somam-se a este valor 9.773 D2 e 80 de dose única.


Os jovens com mais de 18 anos fizeram bonito, deixando o medo da agulha de lado. Foto: Ascom/Sesa

O ótimo desempenho na vacinação dos capixabas foi comemorado pelo governador Renato Casagrande, que visitou pontos de vacinação na manhã deste sábado.

“Das 213 mil doses enviadas para o mutirão 149.242 doses de vacina foram aplicadas nas últimas 36h. Agradeço a cada profissional que atuou neste Dia D. Juntos, estamos salvando vidas. Você que ainda não se vacinou, faça seu agendamento. Só assim venceremos a pandemia”, comentou o governador na postagem em rede social.

Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio  Fernandes, o dia 21 de agosto de 2021 ficará marcado na memória dos capixabas. Nésio Fernandes também destacou a experiência positiva que fica.

“Estamos vivendo uma grande mobilização de gestores, trabalhadores da saúde e da sociedade pelas vacinas e contra a covid-19. Mais uma vez o Espírito Santo sob a liderança do Governador Renato Casagrande dando o exemplo”, pontuou o secretário.

O Dia D de mobilização marcou o início da vacinação dos jovens acima dos 18 anos de forma homogênea de norte a sul do Estado, com o envio de mais de 200 mil doses aos 78 municípios.

Juventude atende chamado

Muitas foram as estratégias para convocar a juventude capixaba a marcar presença e fazer história neste sábado nos pontos de vacinação espalhados por todo o Espírito Santo. E deram certo. Os jovens com mais de 18 anos fizeram bonito, deixaram o medo da agulha de lado para receber a primeira dose de esperança no combate à covid-19.

O Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, foi o local agendado para o dia da primeira dose pelo jovem Renan Rodrigues, de 18 anos. Consciente da importância deste dia para si próprio e para a sua família, o sentimento de esperança tomou conta.

“Quando eu soube que poderia me vacinar, fiquei muito feliz e logo coloquei o sorriso no rosto. Acredito que quanto mais as pessoas se vacinarem, mais rápido essa doença vai acabar”, disse.

Para Iveny Ferreira, de 21 anos, a ansiedade era visível: a primeira dose chegou.

“É uma oportunidade excelente para todos nós, que gera um alívio enorme. Esperei demais por esse momento, e graças a Deus chegou e estou muito feliz por tudo isso”, afirmou, agradecida.

O Dia D foi marcado, além da emoção da vacinação dos jovens, também pelo esforço e o comprometimento dos trabalhadores da saúde, que desde janeiro, seguem imunizando e protegendo a população.

“É muito gratificante estar aplicando essas doses e perceber que a vacinação está contribuindo na guerra contra a Covid-19. Acredito que a prevenção seja um ponto inicial para combater a doença. Estou muito feliz em fazer parte dessa história! Contarei isso para os meus filhos e meus netos. É gratificante ver a vida voltando aos poucos ao normal. Destaco ainda todo trabalho dos profissionais de saúde nessa guerra”, ressaltou o vacinador e enfermeiro, Dionathan Ranger.

Mais doses chegando

Está previsto ainda para este final de semana a chegada ao Estado de novas doses de vacinas contra a covid-19. O anúncio foi feito na manhã do sábado pelo governador Renato Casagrande. O Ministério da Saúde fará o envio de 30.100 doses da Coronavac e 35.100 da Pfizer, com previsão de chegada para este domingo (22). O Ministério também sinalizou o envio de 76.500 doses da AstraZeneca, que chegarão na segunda-feira (23). (As informações são da Sesa)

Leia também:

Covid: Vitória aplica 15.400 doses de vacina neste sábado (21)
Gêmeas dividem alegria de serem vacinadas contra a covid-19
Dia D contra covid-19 vacinou 60 mil pessoas até às 12h no ES
Fiocruz alerta para aumento de idosos entre mortos por covid
Viana abre vacinação para jovens de 18+ de outras cidades
Vitória abre mais 11.400 vagas para vacinar jovens de 18 anos
Dia D contra covid: 213 mil doses para população de 18 anos
Prefeitura de Serra avança para zerar as cirurgias pediátricas
Brasil registra aumento de 84% para casos da variante Delta
João Neiva realiza a VII Conferência Municipal de Saúde
Cariacica dá inicio a vacinação de jovens com 18 anos ou mais
Ministério da Saúde admite necessidade de 3ª dose da vacina
Olho seco pode afetar 6 em cada 10 pacientes com glaucoma
Saúde Itinerante estará na Barra do Jucu na quarta-feira (18)
> Vitória começa a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais
Vila Velha amplia vacinação para o público de 18 a 24 anos
>  Mapa mostra o Rio com redução de 13% no número de óbitos
Cidade de São Paulo promove Virada da Vacina no fim de semana
Atendimento de sintomático respiratório cai 50% em Vila Velha
Imunossenescência: O envelhecimento imunológico
Saúde tem 6,9 milhões de vacinas paradas em aeroporto

TAGS:
DIA D | VACINA | CORONAVÍRUS | OLHO SECO | IMUNOSSENESCÊNCIA | DELTA | LAMBDA | MIOPIA | AFTAS | VARIANTE | CORAÇÃO