SAÚDE

Espírito Santo dá a largada na vacinação contra o covid-19

Avião com as doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Vitória no início desta noite (18).

Em 18/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Facebook

Iolanda Brito, de 55 anos, trabalha no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, que é referência no tratamento da Covid-19.

O avião com as doses da vacina contra a Covid-19 para imunização no Espírito Santo chegou a Vitória no início da noite desta segunda-feira (18).

A técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Espírito Santo. A aplicação da vacina aconteceu por volta das 20h25 desta segunda-feira (18) durante uma cerimônia simbólica no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, Serra, onde ela trabalha.

"Depois de contribuir com dias de luta, agora vou ser uma das primeiras a tomar a vacina e viver dias de glória", disse a técnica de enfermagem.

Em seguida, outros cinco profissionais de saúde da unidade receberam a dose do imunizante.

Neste primeiro lote, o Ministério da Saúde reservou 101.320 doses ao Espírito Santo, sendo 95.440 para população em geral e 5.880 para população indígena

Dia histórico

O governador do Estado, Renato Casagrande, comemorou o feito e destacou que os capixabas vivem um marco histórico com a chegada da vacina e o início da imunização.

“Hoje é um dia histórico, onde as evidências científicas estão aflorando, sendo exaltadas pelo trabalho de institutos importantes, Butantan, Fiocruz. [...] O que estamos vivendo ficará para registro histórico para o resto da vida, as imagens, as pessoas perdendo a vida por falta de oxigênio como Manaus, aqui não tivemos isso, poucas pessoas perderam a vida com falta de atendimento. Em outros estados vemos esses casos e isso deixa a gente muito entristecido pelo momento que estamos vivendo"

O governador do Espírito Santo também fez uma agradecimento aos profissionais da saúde, pedindo que os cuidados continuem sendo mantidos, pois a vacinação não representa o fim do risco.

"Muito obrigada aos profissionais da saúde. Teremos um ano inteiro pela frente de muita luta. Esse início ano de vacinação não pode ser de forma alguma ser confundido com início do relaxamento. Estamos na segunda onda da doença, é preciso continuar mantendo todos os cuidados necessários pois precisaremos do ano todo de 2021 para imunizar boa parte das pessoas", disse.

Distribuição aos municípios

A partir de amanhã (19), as doses da vacina serão encaminhadas para a quatro Centrais Regionais e, de lá, para o municípios do interior.

"Já ha uma coordenação neste sentido", disse o secretário de Saúde, Nesio Fernandes.

Os profissionais da saúde vacinados durante o evento de imunização:

1° pessoa vacinasa: Iolanda Brito da Silva dos Santos (técnica de enfermagem) - 55 anos

Demais profissionais vacinados durante o evento:

Thais Fonseca Silva, 37
Fisioterapeuta 

Romerson Ribeiro Silva, 32 
Médico 

Eliane Palles Luz, 51
Enfermeira 

Sabrina Bital Martins, 39
Auxiliar de serviços gerais

Elizelia Bicalho, Tec de enfermagem e vacinadora, 68 anos - (Com informações da Secom/ES e G1/ES)