SAÚDE

Espírito Santo divulga mapa com 3 municípios em risco alto

Dos 78 municípios capixabas, 38 estão em risco baixo, 37 risco moderado e 3 risco alto.

Em 12/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo.

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (12), o 44º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência, excepcionalmente, a partir deste sábado (13) até o próximo domingo (21). Dos 78 municípios capixabas, 38 estão classificados em Risco Baixo e 37 estão em Risco Moderado. Somente três municípios (Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante) estão classificados como Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Apenas, Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante estão classificados como risco alto. Foto: Secom/ES.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Classificação

RISCO ALTO

Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante.

RISCO MODERADO

Afonso Cláudio, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO

Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

Mais seis pacientes do Amazonas recebem alta nesta sexta-feira (12)

Mais seis pacientes do Amazonas deixaram o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, na manhã desta sexta-feira (12), após receberem alta clínica depois de 23 dias internação para o tratamento da Covid-19.

A alta clínica ocorreu após todos os seis realizarem dois testes de RT-PCR, com resultados negativos, nas últimas 24 horas.

A volta dos amazonenses para casa é de responsabilidade do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Amazonas. O retorno aconteceu em voo comercial, às 09 horas desta sexta-feira (12).

Atualização

A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que, dos 36 pacientes transferidos do Estado do Amazonas para o Espírito Santo, 17 permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, sendo 05 em UTI e 12 em enfermaria.

Nas últimas semanas, cinco pacientes vieram a óbito por complicações da doença. Além disso, com a alta desta sexta-feira (12), sobe para 14 o número de pacientes que receberam alta.  (Com informações da Sesa e Secom/ES)