SAÚDE

Espírito Santo recebe doses da Pfizer pediátrica contra Covid

ES recebeu nesta sexta, 13 mil doses da vacina Pfizer pediátrica para dar início à imunização

Em 11/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Ao todo, no Estado, são 138.702 crianças de seis meses a menores de três anos. As doses serão encaminhadas ainda nesta sexta-feira (11) às regionais de saúde para distribuição aos municípios.

Crianças a partir de 6 meses a menores de três anos com comorbidades podem ser imunizadas no Espírito Santo contra a Covid-19. O Estado recebeu nesta sexta-feira (11), 13 mil doses da vacina Pfizer pediátrica para dar início à imunização de mais este grupo, que tem uma população estimada de 4.300 crianças.

Ao todo, no Estado, são 138.702 crianças de seis meses a menores de três anos. As doses serão encaminhadas ainda nesta sexta-feira (11) às regionais de saúde para distribuição aos municípios.

“Infelizmente as crianças também adoecem pela Covid-19, e com as doses que chegaram hoje fazemos um apelo a todas as famílias, que levem seus filhos para receber esta vacina e protege-los. A vacina é eficiente, tem eficácia e evita os casos graves e óbitos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.

Para distinguir das demais doses da Pfizer, a tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O esquema primário será de três doses. 

Sobre as comorbidades

Para a identificação das comorbidades e, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, as pessoas que fazem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderão utilizar o cadastro já existente na sua unidade de referência, como comprovante que faz acompanhamento.

Aqueles que não estiverem cadastrados na Atenção Primária deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados, devendo ser utilizadas cópias de laudos, declarações médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado.

A listagem das comorbidades está disponível na tabela abaixo.

Esquema primário de 6 meses a menores de 3 anos será de três doses

As crianças de 6 meses e menores de três anos com comorbidades que iniciarem a imunização contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer pediátrica (único imunizante aprovado para esta faixa etária) receberão três doses da vacina para complementação do esquema vacinal primário. Não há indicação para dose de reforço.

As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas após a segunda dose.

Lista de comorbidades: 

 

Grupo de comorbidades

Descrição

Diabetes

Qualquer indivíduo com diabetes

Pneumopatias crônicas graves

Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticóides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática ou uso de doses altas de corticóide inalatório e de um segundo medicamento de controle no ano anterior).

 

Hipertensão arterial

Qualquer indivíduo com hipertensão arterial em tratamento.

 

Doenças cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)

IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

 

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

 

Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária

Cardiopatia hipertensiva

Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo)

Síndromes coronarianas

Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras)

Valvopatias

Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras)

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Miocardiopatias de quaisquer ideologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

 

Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos

Arritmias cardíacas

Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e fluer atriais; e outras)

Cardiopatias congênita

Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência)

 

Doença neurológica crônica

Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.

Doença renal crônica

Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

Imunocomprometidos

Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Hemoglobinopatias graves

Doença falciforme e talassemia maior

Obesidade mórbida

Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40

Síndrome de down

Trissomia do cromossomo 21

Cirrose hepática

Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C

Fonte: Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, 13ª versão. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Novembro Azul: Linhares vai realizar testes rápidos de PSA
Viana treina enfermeiras para realizar atendimento nas escolas
Estados pedem imunizantes contra covid-19 para bebês
Prefeitura de João Neiva reforma e amplia UBS de Acioli
Vacinação sem agendamento durante o feriado na Serra
Fiocruz alerta para alta de casos de covid-19 em 4 estados
Brasil tem 9,4 mil casos e 80 mortes por covid-19 em 24 horas
Saúde auditiva e os cuidados que podem mudar vidas
Cariacica realiza testagem em UBS e em prontos atendimentos
Linhares realiza ação em alusão do Dia Mundial do Diabetes
Novembro azul: diagnóstico precoce aumenta chance de cura

TAGS: 
ESPÍRITO SANTO | DOSES | PFIZER | COVID-19 | PEDIÁTRICA