POLÍTICA NACIONAL

Espírito Santo se une a estados da região sudeste no CIISPR-SE

Foi inaugurado o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sudeste.

Em 28/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Crédito/Divulgação: Governo de São Paulo

O projeto reunirá equipes multidisciplinares compostas por profissionais do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e São Paulo.

Com o intuito de unir as ações dos estados da região Sudeste para aprimorar o combate à violência, foi inaugurado, nessa segunda-feira (27), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sudeste (CIISPR-SE), com sede na capital paulista.

O secretário de Estado da Justiça do Espírito Santo, Marcello Paiva de Mello, participou da cerimônia de inauguração com os governadores de São Paulo, Joao Dória; de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; do Rio de Janeiro, Claudio Bomfim de Castro e Silva; e do secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo.

A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, representa o investimento de R$ 2 milhões em recursos humanos e equipamentos. O projeto reunirá equipes multidisciplinares compostas por profissionais do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e São Paulo, além de órgãos federais, que atuarão em conjunto no combate, prevenção e repressão às atividades criminosas.

“O Espírito Santo tem alcançado resultados significativos na área da segurança pública. No primeiro semestre deste ano, nosso Estado registrou redução dos homicídios e aumentou a apreensão de armas. O sistema prisional está equilibrado, e temos diversas ações de prevenção com o Programa Estado Presente. Essa cooperação técnica, por meio do Centro Integrado de Inteligência, promove ações ainda mais estratégicas no enfrentamento à violência, o que traz mais segurança à população”, destacou o secretário da Justiça, Marcello Paiva de Mello.

Estrutura

O CIISPR-SE conta com salas de reunião, capacitação, coordenação e laboratório, além de espaço para analistas e colaboradores. Atualmente, além da Região Sudeste, já foram estabelecidos CIISPs nas Regiões Norte, Nordeste e Sul. As unidades são integradas ao CIISP Nacional, instalado em Brasília, formando a Rede CIISP.

Com a ativação do CIISPR-SE, a rede CIISP passará ter acesso a mais de 400 bases de dados das 27 unidades federativas do País. (As informações são da Sejus)

Leia também:

Mil dias da gestão Bolsonaro explicam a sua reprovação
Lula lidera corrida presidencial e vence no 1º turno, diz Ipec
Câmara aprova MP que altera regras de fundos constitucionais
TSE vai investigar se atos de 7 de setembro foram financiados
PGR pede suspensão de MP que altera Marco Civil da Internet
Era preciso tranquilizar o país, fiz o meu papel, diz Temer
Bolsonaro diz que não quis agredir Poderes e elogia Moraes
Partidos tentam frente suprapartidária com Lula e FHC
Fux sobe tom e cita crime de responsabilidade de Bolsonaro
Presidente da Câmara pede pacificação entre os poderes
Vice-presidente visita Amazônia na companhia de embaixadores

TAGS: 
ESPÍRITO SANTO | SÃO PAULO | MINAS GERAIS | RIO DE JANEIRO | CIISPR-SE