LAZER

Está tudo pronto para a festa de virada de ano em Vitória.

Para fechar os fogos com chave de ouro, o número "2017" será deflagrado.

Em 31/12/2016 Referência JCC

Um espetáculo de luzes e cores promete surpreender as mais de 200 mil pessoas que irão curtir os 7 minutos de queima de fogos no Réveillon da praia de Camburi. O show pirotécnico partirá de duas balsas, posicionadas a cerca de 200 metros da faixa de areia. Leque, arco-íris e traçados em "s" são alguns dos efeitos que vão iluminar os céus de Vitória na entrada do ano. Para fechar os fogos com chave de ouro, o número "2017" será deflagrado.

O público também poderá conferir a queima de fogos em Santo Antônio, cujo espetáculo terá 4 minutos.  

Shows musicais

Atrações musicais também irão animar o público. A festa na praia começa a partir das 21 horas, com a Banda Trilha. No repertório, o melhor do pop rock, de forte influência na década 1980, interpretando artistas como Cazuza, Barão Vermelho e Ira. A partir das 23 horas, o Feijão Balanço e Neno Bahia (convidados da Banda Trilha) embalam a festa e fazem a contagem regressiva para o Ano-Novo.

Em Santo Antônio, a festa começa a partir das 20h30, com o samba do cantor Joka’s do Samba. Na sequência, quem vai animar o local com o ritmo sertanejo é a dupla Wendel e Erik, que irá receber o novo ano em um dos bairros mais tradicionais da capital.

Food trucks

O público também não precisará se preocupar com comida. Isso porque 10 food trucks ficarão à disposição no bolsão de estacionamento em frente ao Hotel Aruan, em Camburi. Entre os cardápios, haverá waffles, doces, salgados, frango frito, carne na brasa, panqueca, petiscos, bolo de pote, brigadeiro, churros gourmet, comidas mexicana e japonesa, açaí e cerveja artesanal. Os expositores ficarão no hotel desta quarta (28) a domingo (1º). 

Segurança

Para o dia da virada, será disponibilizado um grande efetivo de agentes da segurança pública, com 154 policiais militares e 109 guardas civis municipais.

O efetivo de trânsito da Guarda Civil Municipal será composto por 49 agentes, oito viaturas e quatro motos, garantindo mais mobilidade em locais de difícil acesso. Já a Guarda de Proteção Comunitária contará com 60 agentes e 12 viaturas.

O aparato ainda terá o reforço de 110 homens e 20 viaturas do 1º Batalhão da Polícia Militar; 12 homens e cinco viaturas do GAO (Grupo Especial do 1º BPM); 20 homens e cinco viaturas da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam); e doze conjuntos (policial montado) e uma viatura de apoio da Cavalaria da PM. Além disso, o Corpo de Bombeiros terá 20 homens em três viaturas nos locais dos fogos, além do efetivo de prontidão na sede do 1º Batalhão de Bombeiros, na Enseada do Suá.

Tendas

A montagem das tendas deve ocorrer das 18 horas desta sexta (30) até as 16 horas de sábado (31), não podendo ser feita a demarcação prévia do espaço. Já a desmontagem, obrigatoriamente, deve acontecer até as 18 horas de domingo (1º de janeiro de 2017). O aluguel, a montagem e a desmontagem da tenda são de responsabilidade do requerente. A equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fará o monitoramento no local.

Interdições

A avenida Dante Michelini será totalmente interditada no sábado (31), a partir das 19h30, entre a avenida Anísio Fernandes Coelho e a avenida Adalberto Simão Nader (no sentido Jardim Camburi). Já o trecho no sentido Centro ficará totalmente interditado a partir das 21 horas.

O trânsito será desviado para as seguintes ruas: Anísio Fernandes Coelho, Hugo Viola, Des. Dermeval Lyrio, Rosendo Serapião de Souza Filho e Adalberto Simão Nader. No sentido Centro, o trânsito será desviado pelas vias Dra. Zilda Arns, Adalberto Simão Nader, Rosendo Serapião de Souza Filho, Desembargador Dermeval Lyrio, Hugo Viola e Anísio Fernandes Coelho.

Já a região de Santo Antônio terá a rua Archimimo Mattos e a Travessa João Oliveira totalmente interditada a partir das 19h30 do dia 31. Nesse período, a linha 181 terá seu itinerário desviado para as vias Pinheiro Júnior, Soldado Manoel Furtado, Serafim Derenzi, Leôncio Nunes, Ernesto Bassini, Aderbal Atahayde Guimarães, Adelpho Poli Monjardim, seguindo itinerário normal.

Ônibus e táxis

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) vai reforçar a frota de ônibus e de táxis para o Réveillon 2017 na orla de Camburi.

Três linhas de ônibus estarão especialmente a serviço dos cidadãos ao longo da noite do próximo dia 31 até o fim de toda a demanda: as linhas 130 (Resistência/ Jardim da Penha - via Marechal Campos), 160 (Jardim Camburi / Rodoviária - via avenida Maruípe) e 210 (Goiabeiras / Rodoviária - via Beira-Mar).

Seis ônibus reservas ficarão à disposição dos passageiros em dois pontos criados apenas para a virada de ano: um na rua Celso Calmon, na Praia do Canto, próximo ao Hotel Bristol, e outro ponto na avenida Adalberto Simão Nader, perto do posto de gasolina.

Os ônibus terão os itinerários criados de acordo com as demandas das pessoas. Haverá fiscais nos dois pontos de ônibus organizando os trajetos.

A Setran também vai reforçar o transporte com o apoio dos táxis. Pontos provisórios serão criados especialmente para os taxistas atenderem o público: na orla de Camburi, entre o Hotel Bristol Camburi e a pizzaria Paulista, e outro na avenida Adalberto Simão Nader. O número de táxis que ficará à disposição das pessoas será de acordo com a demanda de passageiros.

Atendimento médico

Seis ambulâncias contratadas pela Prefeitura também ficarão a postos na virada do ano e darão suporte em caso de necessidade, sendo três básicas e três UTI´s. Serão quatro unidades estrategicamente localizadas na praia de Camburi, uma no Iate Clube e uma na prainha de Santo Antônio.

Banheiros

Um total de 180 banheiros estará disponível para as duas festas: 160 ao longo da orla de Camburi e 20 na Prainha de Santo Antônio.

Limpeza

Cerca de 250 garis usarão equipamentos de apoio como caçambas, varredeiras mecanizadas de praia e caminhão-pipa e atuarão antes e depois da queima de fogos.

Hotéis

A rede hoteleira localizada na orla de Camburi tem praticamente 100% de ocupação, com turistas que vão permanecer na cidade por, pelo menos, quatro dias. 

O Réveillon de Vitória deve gerar uma movimentação econômica na cidade de R$ 12 milhões, considerando o gasto dos visitantes com hotel, bares e restaurantes, transportes (táxi e Uber), comércio e serviços. A estimativa é da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).

Para o sucesso da festa, a Prefeitura de Vitória trabalha numa parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (ABIH-ES), operadoras de turismo e também com o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), que têm que estar preparados para receber bem os turistas.

Secom/PMV