CIDADE

Estação de Bombeamento foi inaugurada em Cariacica

A Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Marinho foi inaugurada neste sábado (17).

Em 19/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

Com investimento de R$ 42,5 milhões, o equipamento terá capacidade de bombeamento de 72 milhões de litros/hora por meio de oito bombas, podendo ter a sua capacidade ampliada para 81 milhões de litros/hora, auxiliando a drenagem das águas da bacia do Rio Marinho.

A Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Marinho foi inaugurada na manhã deste sábado pelo governador Renato Casagrande , numa área que fica sob a Segunda Ponte, no município de Cariacica. 

Com investimento de R$ 42,5 milhões, o equipamento terá capacidade de bombeamento de 72 milhões de litros/hora por meio de oito bombas, podendo ter a sua capacidade ampliada para 81 milhões de litros/hora, auxiliando a drenagem das águas da bacia do Rio Marinho. Cerca de 100 mil habitantes serão beneficiados com o investimento.

O prefeito Euclério Sampaio agradeceu ao governador Renato Casagrande pela obra, que vai reduzir os transtornos causados à população em épocas de chuvas intensas. 

“A situação nas áreas ribeirinhas, que em Cariacica abrangem nove bairros à margem dos rios Formate e Bubu, é mais difícil de resolver. Mas o governador já autorizou projetarmos e no futuro construirmos obras para melhorar a vida dos moradores dessas áreas. O dinheiro investido em obras é o que evita fazer o povo sofrer prejuízo com alagamentos. Somos muito gratos ao governador Casagrande”, concluiu Euclério.  

A EBAP Marinho é responsável por receber e bombear para a baía de Vitória as águas provenientes das EBAPs Marilândia e Cobilândia, além de receber e bombear a contribuição das águas do Canal América e dos córregos Campo Grande e Maria Preta.

“Veja como é bom a gente fazer obras como essa. É como se fosse uma ponte ligando Cariacica e Vila Velha, unindo prefeitos, vereadores e as equipes dos dois municípios. Toda essa parte hidrológica dessa região está conectada. Nosso trabalho virou uma referência, tanto que antes de construirmos as EBAPs, as pessoas não pediam essas obras. Agora, outras regiões também pedem essas estações. O reconhecimento disso é que prefeituras de fora do Estado já nos procuraram para conhecer nossos projetos”, disse o governador Casagrande.

Também estiveram presentes à solenidade a vice-governadora, Jacqueline Moraes; e o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (Vila Velha).

Mais sobre a EPAB

Além da Estação de Bombeamento, o trecho do Canal Marinho localizado em frente aos poços das bombas foi totalmente revestido em concreto, tendo como objetivo evitar o carreamento de resíduos sólidos finos para dentro do poço de bombas, garantindo melhor performance para as bombas e menor necessidade de manutenção. 

A EBAP foi totalmente automatizada, podendo, inclusive, ser operada remotamente, proporcionando maior segurança à sua operação, já que não é necessária a presença de um operador no local para ligar as bombas. 

Foram instaladas seis comportas de maré, que auxiliarão no controle das águas da baía de Vitória em épocas de chuvas intensas. Os bairros de Jardim América, Rio Marinho, Nova América, Jardim de Alah, São Torquato, Vasco da Gama, Sotelândia, Cobilândia e Jardim Marilândia serão contemplados com a obra. (Semco/PMC)

Leia também:

Guarapari faz entrega de nova escola em Porto Grande
Memorial vai homenagear vítimas do atentado às escolas
Prefeitura de Vitória realiza leilão de móveis inservíveis
No revéillon, bairros da Serra estarão com iluminação em LED
Vitória assina OS para as instalações de guarda-corpo
Procon Cachoeiro divulga dicas para compras de fim de ano
Natal Cariacica: corais e cantatas em vários pontos da cidade
Obras de urbanização chegam a mais uma rua de Cachoeiro
Prefeitura de Linhares anuncia reajuste salarial de 5,88% 
Cariacica segue trabalhando na recuperação de estradas
Mais de 2,3 mil pontos de LED foram instalados em Cachoeiro

TAGS:
CARIACICA | EBAP | BOMBEAMENTO | INVESTIMENTO | DRENAGEM