POLÍTICA CAPIXABA

Estado amplia abastecimento de água em Santa Maria de Jetibá

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, ao lado do presidente da Cesan.

Em 13/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

Será feita uma nova captação e adutora de água que vão dar segurança hídrica para mais de 21 mil moradores do município de Santa Maria de Jetibá.

O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), publicou, nesta quarta-feira (13), o edital da Concorrência Pública nº 001/2021, visando a contratação de empresa para executar a obra de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Santa Maria de Jetibá. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, ao lado do diretor presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Será feita uma nova captação e adutora de água que vão dar segurança hídrica para mais de 21 mil moradores do município, que hoje é abastecido pelo Rio São Sebastião de Cima – que não garante um volume de água suficiente para atender toda a demanda necessária ao longo do ano. A execução desse projeto, que deve ser iniciado no segundo semestre, vai permitir que a captação de água passe a ser feita no Rio Santa Maria da Vitória. As obras devem durar cerca de um ano.

“A Cesan irá contratar um novo ponto de captação de água no município, que cresceu muito e há muito tempo não recebe investimentos. Faremos um investimento de mais de R$ 5 milhões para resolver esse gargalo. É um passo importante para Santa Maria de Jetibá, que costuma conviver com interrupções no abastecimento de água. Ressaltando ainda que precisamos preservar nossos recursos hídricos, pois são as florestas que produzem água”, comentou o governador Casagrande.

Para o diretor presidente da Cesan, essa obra vai transformar a realidade das pessoas que vivem em Santa Maria de Jetibá.

“O rio onde captamos água já não oferece condições e nos períodos de estiagem a situação se agrava. Por mais que façamos ajustes operacionais, a população sente o impacto imediato com falta d’água. Essa obra está saindo do papel e no próximo ano dará vida nova aos moradores e ao meio ambiente. Estamos iniciando 2021 colocando importantes projetos em execução”, afirmou Cael.

Participaram da transmissão, o deputado estadual Adilson Espindula e o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke (Gatinha).

Sobre o projeto

1 Captação no Rio Santa Maria da Vitória
1 Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB)
1 Tanque hidropneumático
1 Tanque unidirecional
2.498 metros Adutora de Água Bruta - (Com informações das Assessorias de Comunicação do Governo do  ES e da Cesan)