EMPREGO & ESTÁGIO

Estado do ES anuncia mais 500 vagas para soldados da PM

Segundo Casagrande, agora serão 1.111 vagas, sendo 1.000 delas para soldados combatentes.

Em 27/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES

O anúncio foi feito pelo govenador Renato Casagrande, na solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar.

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (26), a ampliação das vagas para soldados combatentes no próximo concurso público da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Serão mais 500 vagas no certame anunciado em agosto, que previa inicialmente o preenchimento de 671 postos disponíveis na corporação. Agora serão 1.111 vagas, sendo 1.000 delas para soldados combatentes.

O próximo concurso da PMES também prevê 30 vagas para soldados auxiliares de saúde; 22 para soldados músicos; 20 para oficiais médicos; 20 para oficiais dentistas; dez para oficiais enfermeiros; cinco para oficiais farmacêuticos/bioquímicos; duas para oficiais médicos veterinários e duas para oficiais músicos.

O anúncio foi feito durante solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar. A solenidade militar aconteceu no Ginásio da UniSales, no bairro Forte São João, em Vitória. Ao todo, 252 militares finalizaram o curso e agora são considerados soldados combatentes e passarão a compor o efetivo da PMES.

Durante a solenidade, o governador lembrou que a última formatura de uma turma de soldados ocorreu durante sua gestão passada.

“É muito bom rever esse ginásio lotado de policiais e seus familiares. Não se faz segurança pública somente com policiais e, em hipótese nenhuma, se faz segurança pública sem policiais.  Quando autorizamos o novo concurso, compreendemos que o trabalho dos policiais é essencial para que tenhamos segurança pública no Estado”, afirmou.

Os novos militares são oriundos do concurso público iniciado em 2018, que foi finalizado, com aumento de vagas autorizado pelo governador Casagrande, nesse ano de 2021. A turma CFSd 2020 será a primeira a receber o título de Tecnologia em Segurança Pública. A construção do conhecimento dos novos soldados proporciona condições para que eles atuem em situações de extrema exigência física, mental e emocional.

Todo o processo de formação da turma atual foi realizado integralmente na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), totalizando 374 dias letivos com 48 disciplinas, práticas e teóricas, dentre elas: direitos humanos, legislação policial militar, policiamento ostensivo geral, uso da força e armas de fogo, direito constitucional, entre outros.

Além das atividades letivas, os novos soldados foram empenhados em atividades operacionais, como o estágio operacional supervisionado, que resultou em inúmeras ocorrências de destaque, como apreensões de armas de fogo, prisões de criminosos evadidos do sistema prisional, condução de indivíduos detidos em flagrante no crime de tráfico de drogas.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, enfatizou a importância do investimento nos recursos humanos dentro da atual gestão. 

Ramalho acrescentou que uma nova turma está passando pelo curso de formação, com mais 278 alunos.

“Esperamos realizar a formatura dessa nova turma no próximo ano. Além disso, novos concursos já estão autorizados e sendo construídos pelo Comando-Geral da Polícia Militar. São investimentos nunca antes feitos na história da Segurança Pública do Espírito Santo. Temos que valorizar isso”, afirmou. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Estágio e Trainee: Leroy Merlin e outras empresas abrem vagas
Vivo abre 300 vagas de emprego nas áreas de tecnologia
Estágio e Trainee: BRF e outras empresas com vagas abertas
Sine de Vila Velha está com mais de 100 vagas de emprego
Prefeitura de Serra ainda tem vagas para Estágio na Educação
Estágio e trainee: Nestlé e outras empresas com vagas abertas
Serra abre processo para vai contratar 92 guarda-vidas
Prefeitura de Vila Velha abre processo seletivo para médicos
João Neiva contrata professores com salário de R$1.638,10
Estágio e Trainee: Azul e outras empresas com vagas abertas
Serra abre vagas para médicos com salário de R$ 3.394,46

TAGS:
PM-ES | CONCURSO | SOLDADOS | FORMATURA |ANÚNCIO | ESTSADO