SAÚDE

Estado do ES ofertará 15 mil procedimentos oftalmológicos

Serão realizadas 4.056 consultas, 8.970 exames e 2.946 cirurgias nos próximos três meses.

Em 16/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Helio Filho-Secom/ES

A ação faz parte do Programa Saúde Fácil, que tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida, acelerando os atendimentos especializados e descentralizando os serviços da Região Metropolitana.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, neste sábado (16), nos municípios de Alegre e Marataízes, para anunciar a oferta de mais de 15 mil procedimentos oftalmológicos na região sul. A previsão é que sejam realizadas 4.056 consultas, 8.970 exames e 2.946 cirurgias nos próximos três meses, com investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 2,57 milhões. Serão contemplados os 26 municípios que compõem a macrorregião Sul, representando aproximadamente 670 mil pessoas assistidas.

A ação faz parte do Programa Saúde Fácil, que tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida, dando celeridade aos atendimentos especializados e descentralizando os serviços da Região Metropolitana.


A demanda será atendida nas sedes de cada instituição, sendo uma em Alegre e a outra em Marataízes. Foto: Helio Filho-Secom/ES

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância da disponibilização dos procedimentos na área da saúde.

“Estou feliz, pois esse tipo de serviço é o que mais gosto de realizar, atendendo as pessoas que mais precisam. Estamos fazendo 30 mil procedimentos oftalmológicos. Pessoas que esperavam anos por uma consulta e que não enxergavam por causa de uma simples cirurgia. Todas as cidades da região sul e do Caparaó vão poder fazer os procedimentos aqui no Alegre. Em Marataízes, também estamos iniciando os serviços para suprir a demanda reprimida de procedimentos oftalmológicos na cidade”, afirmou Casagrande.

Para colocar os procedimentos em prática, a Secretaria da Saúde (Sesa) credenciou duas empresas que atuam na área por meio dos Editais 003/2019, 003/2021 e 004/2021. A demanda será atendida nas sedes de cada instituição, sendo uma em Alegre e a outra em Marataízes. O Estado já disponibiliza serviços de oftalmologia mediante contratualização da Sesa com o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI).

De acordo com o superintendente regional da Saúde da Região Sul, José Maria Justo, a iniciativa garantirá maior conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e agilizará o atendimento.

“Essa contratação permite que todos os pacientes sejam atendidos na nossa região, evitando o deslocamento para locais distantes. Além disso, garantiremos resolutividade para toda carteira de oftalmologia. Com isso, incorporando, integrando e planejando uma oferta suficiente para as demandas do sul capixaba”, observou.

O prefeito de Alegre, Nemrod Emerick, o Nirrô, agradeceu por mais essa ação do Governo do Estado.

“O Saúde Fácil é uma conquista que o senhor traz para Alegre. O governador escolheu Alegre para ser referência em cirurgias oftalmológicas da região sul e agradeço muito por essa escolha. Precisamos da união de todos os alegrenses para fortalecer a nossa cidade. Hoje quem ganha é todo o povo do Alegre”, declarou.

Como acessar

Para ter acesso aos procedimentos oftalmológicos ofertados pelo Governo do Estado na Região Sul de Saúde, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para ser avaliado pelo médico, que poderá, no ato da consulta, encaminhar o paciente em conformidade com a Autorregulação Formativa Territorial (ARTF) para a especialidade pretendida. Já os pacientes que possuem a solicitação e aguardam o agendamento, serão contatados nos próximos dias e receberão mais informações sobre o seu procedimento.

A ação faz parte do “Mutirão de Cirurgias Eletivas” anunciado pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, no mês de julho. O objetivo é reduzir a demanda reprimida ocasionada durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid -19) e assegurar que o tempo de espera seja de acordo com a necessidade de cada paciente.

O mutirão é realizado em 26 unidades hospitalares de norte a sul do Estado, sendo 13 hospitais da rede própria e 13 hospitais contratualizados. A expectativa é que sejam feitos até dezembro deste ano 250 mil exames, 150 mil consultas e 50 mil cirurgias. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado (16)
Serra abre nesta sexta (15) vagas para trabalhadores da saúde
Pandemia reafirma importância de ato simples: lavar as mãos
Valor de bolsa para médicos residentes passa para R$ 4,1 mil
Brasil recebe mais um lote de vacinas da Pfizer contra covid-19
Diversão e saúde: Serra vai vacinar as famílias no shopping
Cariacica terá vacinação contra a meningite neste sábado (16)
Pessoas acima de 18 anos podem se vacinar sem agendamento
Retomada da atividade física requer atenção para evitar lesões
UBS de Linhares terão atendimentos especiais às mulheres
Vila Velha vacina sem agendamento nesta quinta, sexta e sábado

TAGS:
PROCEDIMENTOS | OFTALMOLÓGICOS | REGIÃO SUL | CONSULTAS | CIRURGIAS | EXAMES