CULTURA

Estado entrega instrumentos para entidade de ensino musical

O governador Renato Casagrande destacou a importância da iniciativa.

Em 11/09/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

Os editais vão entregar 907 instrumentos até o fim do ano, representando um aporte de R$ 1,1 milhão em investimento no ensino musical.

O Governo do Espírito Santo entregou, nesta sexta-feira (11), um total de 68 instrumentos musicais para a Entidade de Organização da Sociedade Civil (OSC) Alef Bet, de Vitória. Os instrumentos são fruto de dois Editais de Chamamento Público da Secretaria da Cultura (Secult) para entidades que promovem o ensino musical. Os editais vão entregar 907 instrumentos até o fim do ano, representando um aporte de R$ 1,1 milhão em investimento no ensino musical.

O objetivo desta parceria é desenvolver oficinas gratuitas, com os instrumentos musicais doados, visando ampliar o universo informacional, artístico e cultural, favorecendo o acesso e o aprendizado de conteúdos e habilidades promotoras do desenvolvimento pessoal dos participantes. A OSC se compromete ainda a atender os decretos do Governo do Estado e as recomendações da Organização Mundial da Saúde devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), na execução do Plano de Trabalho.

Instrumentos

Entre os instrumentos distribuídos estão contrabaixos, violas, violoncelos, bombardinos, bumbos sinfônicos, clarinetes, clarone, flauta transversal, pratos sinfônicos, saxofones, surdina para trompete, trombone de vara, teclado e violões.

O governador Renato Casagrande destacou a importância da iniciativa.

“Estamos entregando os instrumentos musicais a esta organização social. São instrumentos adquiridos através de uma emenda federal. A instituição se cadastrou e hoje está recebendo os instrumentos que serão utilizados para inclusão social através da música. São 68 instrumentos que farão a diferença na vida da comunidade”, afirmou.

Mais instituições

As inscrições podem ser feitas pelo site da Secult ou pelo link. O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, lembrou que mais instituições deverão ser contempladas.

“São 907 instrumentos que vão possibilitar o ensino da música para jovens, crianças e adolescentes, ajudando a levar cidadania junto com cultura musical. As inscrições ainda estão abertas para OSCs”, disse. 

A presidente da Alef Bet, Sandra Mara de Oliveira, disse que os novos instrumentos vão permitir que a entidade atenda mais pessoas.

“É uma alegria receber os instrumentos porque eles serão utilizados pelas crianças da comunidade e beneficiarão famílias que nós atendemos com serviço social”, comentou.

A Instituição Associação Alef Bet vem executando ao longo dos últimos dois anos uma série de ações voltadas para atender uma demanda sociocultural das comunidades da região do Centro de Vitória e seu entorno, com atividades gratuitas e que permitam o acesso de pessoas menos favorecidas. (Com informações das Assessorias de Comunicação do Governo do ES e da Secult)