POLÍTICA NACIONAL

Estados Unidos observam os efeitos positivos da vacinação

As autoridades dos Estados Unidos à frente da pandemia se mostraram esperançosas.

Em 24/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP

As autoridades dos Estados Unidos à frente da pandemia se mostraram esperançosas nesta quarta-feira (23) ao observarem os primeiros efeitos positivos da vacinação contra a covid-19, com uma redução na hospitalização de idosos e nos contágios entre profissionais da saúde.

“Estamos vendo uma diminuição significativa no número de visitas à sala de emergências de pessoas maiores de 65 anos, já que esta faixa etária já foi vacinada”, disse à imprensa Rochelle Walensky, diretora dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

Segundo os últimos dados, 502 pessoas maiores de 65 anos foram hospitalizadas por covid na semana que acabou em 13 de março, em comparação com 3.384 na semana que acabou em 9 de janeiro, uma queda de cerca de 85%.

Mais de 38 milhões de pessoas nesse grupo, ou quase 70% dos maiores de 65 anos, já receberam ao menos uma dose de uma das três vacinas autorizadas nos Estados Unidos, enquanto 43% está completamente vacinado.

“Estou entusiasmada com o ritmo da vacinação”, afirmou Walensky.

Atualmente, os Estados Unidos administram uma média de 2,5 milhões de doses por dia.

O renomado médico Anthony Fauci apresentou os resultados de dois estudos publicados na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM) nesta semana que comprovam a alta eficácia das vacinas no mundo real.

O primeiro analisou a quantidade de casos entre 23.234 membros da equipe de um grande hospital em Dallas, Texas.

Em um período de um mês e meio, entre quase 9.000 funcionários não vacinados houve apenas 234 infecções com coronavírus (2,61%). Enquanto isso, o estudo registrou 112 casos entre os 6.144 que receberam uma dose (1,82%) e apenas quatro dos 8.121 completamente vacinados (0,05%).

“Esses resultados devem dar um pouco de esperança para todos e servir como um catalisador para que todos arregacem as mangas quando a vacina estiver disponível”, disse Walensky.

O segundo estudo encontrou uma taxa semelhante de infecções entre os trabalhadores da saúde vacinados em dois hospitais da Califórnia.

Questionado se o país finalmente estava dando a tão esperada virada para o fim da epidemia, Fauci foi cauteloso:

“Estamos na esquina, mas resta saber se vamos virá-la ou não”, disse.

De fato, o impacto das vacinas na curva de contaminação geral ainda não se reflete nos números: os Estados Unidos estão estagnados em uma média de 55.000 novos casos registrados por dia. Os especialistas culpam as variantes e o rápido levantamento das restrições em muitos estados.

“Enquanto estivermos nesse nível, não acredito que possamos declarar vitória”, alertou Fauci. (AFP)

TÓPICOS:
POLÍTICA INTERNACIONAL   |  EUA   |   ECONOMIA   |   CIDADE   |  EMPREGO   |   JOE BIDEN