EDUCAÇÃO

Estudante de Vitória ganha duas medalhas de ouro, em São Paulo

Maria Isabel Augusto de Moraes venceu na Paralimpíada Regional Escolar, no CPB, São Paulo.

Em 16/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Radan Brendon/PMV

Homenagem à Maria Isabel Augusto de Mores, estudante da EMEF Alvimar Silva, que conquistou medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2022.

Mais do que vencer adversárias, Maria Isabel Augusto de Moraes, estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, de Santo Antônio, precisou vencer primeiro os próprios medos para disputar a Paralimpíada Regional Escolar, em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). Na bagagem de volta, trouxe duas medalhas de ouro e dois recordes nacionais escolares, nas categorias de arremesso de peso e lançamento de pelota.

Emocionada e orgulhosa pelas conquistas, Maria Isabel é exemplo para todos os colegas. Treinando duas vezes por semana desde o início do ano, superou as adversidades e saiu de Vitória rumo a São Paulo para fazer história. Agora, ela é a dona do Recorde Nacional Escolar (RNE) nas duas categorias paradesportivas.

"Fiquei muito feliz e não consigo nem descrever em palavras o que estou sentindo. Ver todos os meus colegas gritando meu nome, e todo mundo aqui para me ver foi incrível. Não acreditava que teria um desempenho tão bom na competição, tive um pouco de medo e incertezas, mas todo o treino e dedicação valeram a pena. Agradeço muito ao professor Arlindo que me apoiou e me incentivou a participar da regional", disse a estudante, que foi ovacionada pelos colegas e pela equipe escolar.

Homenagem

Uma homenagem para lá de especial foi realizada na tarde desta quinta-feira (15) para a estudante, no auditório da Emef Alvimar Silva. O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a Secretária de Educação, Juliana Rohsner, fizeram questão de participar da solenidade para prestigiar a estudante, e ainda entregaram uma placa feita na impressora 3D da Escola de Inovação, um dos Centos de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, como forma de parabenizar a jovem atleta pelas conquistas.

"É com enorme satisfação e emoção que estou aqui hoje. Estou muito orgulhoso pelo feito da Maria Isabel e do professor Arlindo. É fundamental reconhecer os talentos da nossa cidade, tenho certeza de que temos muitos em Vitória. O nosso papel enquanto gestores é estimular, visualizar e identificar esses talentos, mas principalmente, fazer com que vocês se inspirem em bons exemplos, para que sejam orgulho para suas famílias", disse o prefeito.


O prefeito Lorenzo Pazolini e a secretária Juliana Rohsner na homenagem à Maria Isabel Augusto de Mores, estudante da EMEF Alvimar Silva, que conquistou medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2022. Foto: Radan Brendon/PMV

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, parabenizou também o professor Arlindo, ao qual temos uma admiração pelo trabalho que vem realizando, afirmando que o olhar do professor faz toda a diferença.

"Vir aqui hoje é reconhecer um pouco do que a Maria Isabel trouxe de orgulho para Vitória, para a escola, para a nossa educação. Quero parabenizar também o professor Arlindo, ao qual temos uma admiração pelo trabalho que vem realizando, sabemos que o olhar do professor faz toda a diferença nesses momentos. Além disso, parabenizo a equipe da Emef Alvimar Silva, aos que passaram pela vida dela também e aos que não passaram, mas que fazem parte de tantas histórias, fazendo a diferença na vida de cada um desses estudantes", disse Juliana.

Orgulho

Os pais de Maria Isabel, Percila Moraes e Gedair Moraes, tiveram que lidar com a emoção de deixar a filha sair pela primeira vez sozinha em uma viagem interestadual. Mas agora, só resta muita emoção e alegria pelas conquistas alcançadas.

"Estou muito emocionada. O professor Arlindo foi um grande parceiro desde o início e sempre disse que ela tinha muito potencial, vimos como ela treinou e se dedicou, então ficamos muito felizes pelas medalhas e por esse reconhecimento que ela recebeu aqui hoje", afirmou a mãe da estudante.

"Ela é uma menina de personalidade forte, e nos mostrou com essas conquistas toda força que ela tem! Sempre acreditei que ela iria conseguir e estamos muito felizes e gratos por todo o apoio que ela recebeu. Confiamos nessa oportunidade que Deus concedeu para ela", disse o seu Gedair.

Futuro no esporte

O professor Arlindo Anchieta é profissional da rede de ensino de Vitória e atualmente está na Emef Regina Maria Silva, que fica em Inhanguetá. Ele conheceu Maria Isabel no ano passado, quando atuou na escola de Santo Antônio.

"Em 2021, dei aula para Maria Isabel no Alvimar Silva, onde a conheci. Vendo o potencial dela, comentei sobre as paraolimpíadas e falei que precisaria de muito treino. Ela desde o início teve muito interesse e a mãe sempre apoiou. Treinamos duas vezes por semana à noite, nos dias úteis, e também uma vez nos fins de semana. Fizemos um treinamento em atletismo já focado na disputa das paralimpíadas. Ela tem um potencial enorme no paradesporto. Vejo muito futuro para ela na modalidade", ressaltou.

Quem também fez bonito na competição representando a cidade de Vitória e o Espírito Santo foi a estudante Beatriz Trancoso da Silva, da Emef Regina Maria Silva, que também contou com o apoio, incentivo e preparação do professor Arlindo. Neste ano a medalha não veio, mas certamente um futuro brilhante no esporte a aguarda.

"A Beatriz também aproveitou ao máximo a oportunidade. Tenho certeza de que temos vários estudantes na nossa rede com potencial para o paradesporto", completou o professor.

Leia também:

Ensino médio teve 347 mil matrículas a menos em 2022, aponta Inep
Guarapari realiza Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação
Cursos gratuitos para juventude com vagas abertas na Serra
Começa o Festival de Linguagens Integradas de Vitória
> ​Estudantes vão receber mais uma parcela do Bolsa Aluno
MEC prorroga prazo para comprovação de dados do ProUni 2022
Viana: Alunos fazem a festa e brilharam no Teatro Municipal
Inep divulga resultado do Enade 2021 nesta segunda (12)
Vitória vai promover colóquio bilíngue de Letras e Libras
Viana abre vagas para curso técnico de Monitor de Turismo
Município de Viana realiza o 4º Festival do teatro escolar
Cachoeiro abre vagas para o curso de programação web

TAGS:
VITÓRIA | MEDALHAS | OURO | ESTUDANTE | PARALIMPÍADA