EDUCAÇÃO

Estudante e unidades de ensino são premiados no Rede Escolaí

Estudante e seis unidades de ensino de Vitória são premiados no programa Rede Escolaí.

Em 09/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Essas unidades de ensino receberão como prêmio um kit esporte, uma caixa de som acústica, coleção Harry Potter e coleção livros infanto-juvenis e kit jogos educativos.

Seis unidades de ensino de Vitória e um estudante da rede municipal são destaques no Prêmio Rede Escolaí, realizado pela Fundação Otacílio Coser (Foco).  O intuito da premiação é a articulação e integração escola-família-comunidade, para a criação, de maneira colaborativa, de soluções para seus desafios.

Com o tema "Um Sonho de Futuro", o Desafio Jovens Talentos das Artes propôs aos jovens uma importante reflexão sobre o futuro: quais caminhos e possibilidades poderão trilhar após a conclusão da educação básica, tendo a arte como importante ferramenta de apoio para inspirar seus projetos de vidas.

Eles deveriam produzir vídeos autorais de forma colaborativa, contendo expressões artísticas como música e desenho. Na modalidade "Desenho - Ensino Fundamental I", o vencedor foi o estudante Arthur Felipe Farias Martins, do 3º ano, matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, de São Pedro. Como prêmio, ele receberá um smartphone. A cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual, pelo Youtube, na última quarta-feira (7).

A gincana colaborativa entre escolas públicas tem o objetivo de estimular cidadania, colaboração, comunicação, empatia e pensamento crítico, além de fomentar a conexão e a reflexão sobre o projeto de vida dos jovens, foram 22 unidades de ensino do Espírito Santo participando e outras 26 de São Paulo. Em cada categoria, houve uma escola vencedora de cada estado.

Na Gincana "Falaí", a vencedora foi a Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, localizada na Ilha de Santa Maria. Como prêmio, a unidade de ensino receberá uma smart TV 40 polegadas, kit jogos, mesa de pebolim oficial e um projeto portátil.

"As atividades da Rede Escolaí foram desenvolvidas neste ano com os professores do Ensina Brasil, visando principalmente ao protagonismo estudantil. Isso contribui muito para a coparticipação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, também os torna corresponsáveis por este processo. É assim que percebemos o quanto nossos estudantes se envolvem e se dedicam quando se sentem estimulados a participar", destacou a diretora da unidade de ensino, Denise Lannes.

Mais escolas premiadas

Também foram premiadas a Emef Maria Stella de Novaes, de Grande Vitória, na categoria "Destaque"; a Emef Rita de Cássia Oliveira, de Resistência, na categoria "Funcionários"; e a Emef Neusa Nunes Gonçalves, de Nova Palestina, na categoria "Voluntários".

Essas unidades de ensino receberão como prêmio um kit esporte, uma caixa de som acústica, coleção Harry Potter e coleção livros infanto-juvenis e kit jogos educativos.

Já na categoria "Diversidade", a escola vencedora foi a Emef Francisco Lacerda de Aguiar, de São Pedro. De Joana D'Arc, a Emef Vercenílio da Silva Pascoal foi a premiada na categoria "Assiduidade, desempenho e organização". As duas escolas receberão uma gibiteca Rede Escolaí (120 gibis), impressora multifuncional colorida, mesa de tênis de mesa com raquetes e bolas e kit Educação Física.

O que é o programa

A Rede Escolaí proporciona atividades lúdicas para integrar e gerar comprometimento voluntário e para estabelecer corresponsabilidade pela definição de suas prioridades. O programa tem quatro etapas, chamadas de percursos. Cada percurso propõe uma série de atividades, descritas em uma espécie de tabuleiro, que deve ser percorrido até o fim pelas comissões de cada escola com os estudantes. Cada percurso tem duração de um ano letivo.

A Fundação Octacílio Coser promove também outras atividades com estudantes e professores durante o ano. Além dos encontros virtuais com temáticas importantes, do tipo "Comunicação não violenta". São realizadas também oficinas de Comunicação e Mobilização, nas escolas.

Este ano, 11 escolas da rede municipal de Vitória participaram das atividades. Além das premiadas, também fizeram o percurso Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, de Jardim Camburi; Emef Eliane Rodrigues dos Santos, de Ilha das Caieiras; Emef João Bandeira, de Consolação; e Emef Tancredo de Almeida Neves, de São José.

Ao fim de cada percurso, a Foco realiza uma cerimônia de encerramento com a premiação das escolas e dos estudantes que se destacaram no desenvolvimento das atividades.

Escolas premiadas no Rede Escolaí 2022

Desafio Jovens Talentos das Artes

  • Modalidade Desenho - Ensino Fundamental I: Arthur Felipe Farias Martins, da Emef Lenir Borlot

Gincana Rede Escolaí

  • Falaí: Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima
  • Destaque: Emef Maria Stella de Novaes
  • Funcionários: Emef Rita de Cássia Oliveira
  • Voluntários: Emef Neusa Nunes Gonçalves
  • Diversidade: Emef Francisco Lacerda de Aguiar
  • Assiduidade, Desempenho e Organização: Emef Vercenílio da Silva Pascoal. (Secom/PMV)

Leia também:

Vila Velha passa a ter o melhor salário para professores
Cariacica: Alunos são aprovados em cursos profissionalizantes
Escola de Inovação recebe torneio de robótica neste sábado (10)
Olhar Vitória: mais de 400 alunos receberam óculos de grau
Rematrícula na rede municipal de Vila Velha vai até segunda
Escola Municipais de Vitória terão dispositivo botão do pânico
Brinquedoteca, climatização e pintura para crianças de Vitória
Nova Venécia abre mais de mil vagas de matrículas para 2023
Fames abriu as inscrições para o Vestibular 2023 nesta segunda
Vitória abre 4.587 vagas para matrículas na Educação Infantil
Sedu entrega novos ônibus escolares em Vargem Alta
Candidatos surdos a concursos terão provas em Libras no DF

TAGS:
ESTUDANTE | UNIDADES DE ENSINO | PREMIADOS | REDE ESSCOLAÍ | VITÓRIA