EDUCAÇÃO

Estudantes aprendem a reaproveitar resíduos orgânicos

Semmam de Vitória desenvolveram com os estudantes a atividade de reaproveitamento.

Em 10/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A iniciativa tem o objetivo apresentar formas de reaproveitar as cascas de frutas em receitas culinárias para serem consumidas.

Uma tarde voltada para a reutilização. Assim foi esta terça-feira (09) para os estudantes dos 4° anos (A e B) vespertino da Escola Monteiro, localizada na Enseada do Suá. Neste dia, técnicos da Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), desenvolveram com os estudantes a atividade de reaproveitamento de resíduo orgânico para produção de brigadeiro de chocolate com cascas de banana.

A iniciativa tem o objetivo apresentar formas de reaproveitar as cascas de frutas em receitas culinárias para serem consumidas. A ação, ainda, foi proposta por meio do cardápio de atividades do projeto "Vitória Cidade Limpa", iniciado no final de março passado com o intuito de conscientizar e promover hábitos sustentáveis para reaproveitamento de resíduos orgânicos na alimentação.

O projeto foi planejado junto às professoras da Escola Monteiro, Jackeline Gusman e Aline Sulti Chalito, com a mediação da educadora ambiental Osnéia Aparecida Péccoli da Silva, do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa.

"Com essas atividades, ensinamos desde cedo a importância do reaproveitamento alimentar e, também, a redução da produção de lixo orgânico, além de outras ações voltadas para para a área de educação ambiental em nossa capital", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Mais atividades

Além da oficina de reaproveitamento de resíduo orgânico (cascas de bananas), outras atividades foram planejadas e serão desenvolvidas até o mês de novembro deste ano. Dentre os exercícios estão a confecção de puff com garrafas Pet, jogo do tempo de decomposição de resíduos, pescaria do conhecimento e dinâmicas educativas.

Também nesta terça-feira (09), mas no período da manhã, ocorrerá visita de 25 estudantes do 5° ano matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Judice de Mattos, do bairro Bela Vista, na associação de catadores Ascamare. Os estudantes desta escola desenvolvem atividades por meio do projeto "Vitória Cidade Limpa" desde do ano de 2022.

Mudança de hábitos

Todas as propostas fazem parte de uma parceria do Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), que tem como objetivo oferecer atividades educativas ambientais teóricas e práticas que somam gradativamente para propiciar, da melhor forma, a compreensão sobre a importância de preservar o meio ambiente, promover mudanças de condutas em relação a temática dos resíduos sólidos e consumo responsável, tornando possível assim mudanças de hábitos diários. (Secom/PMV)

Leia também:

São Mateus realiza entrega de material didático em escolas
Programa de qualificação técnica abre 140 vagas em Linhares
Governo do ES abre edital para a concessão de bolsas de ICT
SOS Escola: diretores de Vila Velha passam por instrução
Linhares: Alimentação saudável é tema de projeto em escola
ES oferta vagas para Programa de Intercâmbio Estudantil
Alunos de Cachoeiro vão receber kits de material escolar
Alunos participam de oficinas de Criação Literária em Vila Velha
Enem: Candidatos têm até hoje (28) para pedir isenção de taxa
Vila Velha abre vagas para cursos de formação profissional

TAGS:
VITÓRIA | REAPROVEITAMENTO | RESÍDUOS | SEMMAM | ATIVIDADES