SAÚDE

Estudantes da Saúde criam Mapa Inteligente para Gestantes

Estudantes da Saúde criam um Mapa Inteligente para Gestantes em São Cristóvão, Vitória.

Em 29/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Além do monitoramento e atualização do Mapa, as estudantes também preparam ações de promoção da saúde como orientações na sala de espera de consultas, organização de grupos de gestantes e visitas aos recém-nascidos e puérperas.

O grupo de estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), que atuam na unidade básica de saúde (UBS) de São Cristóvão, desenvolveu um Mapa Inteligente para Gestantes e puérperas, considerando o perfil de saúde e em quais equipes cada uma delas está cadastrada. Segundo os profissionais, o Mapa auxilia muito na visibilidade clara e rápida das principais características dessas mulheres e do ambiente em que elas moram, auxiliando principalmente no monitoramento das gestantes que estão em algum grupo de risco.

"Os perfis de saúde consideram vários indicadores importantes, tais como a semana gestacional em a gestante começou o pré-natal, se é adolescente, se tem sífilis, se realizou consulta odontológica, se faltou a alguma consulta agendada. Esse monitoramento faz toda a diferença para a saúde dessas mulheres e dos recém-nascidos. Além disso, o Mapa também pode nos mostrar temas que seriam importantes abordarmos com a população", explicou a enfermeira Elaine de Aguiar Martins, tutora da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) no projeto PET Saúde.

Além do monitoramento e atualização do Mapa, as estudantes também preparam ações de promoção da saúde como orientações na sala de espera de consultas, organização de grupos de gestantes e visitas aos recém-nascidos e puérperas.

O Mapa

A ideia do Mapa Inteligente para Gestantes surgiu após um curso de territorialização na Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS). A estudante de enfermagem Ilona Açucena Chaves Gonçalves, lembrou do Mapa Inteligente do Território e com a ajuda das demais alunas do projeto, o adaptaram para o tema do PET Saúde.

"A ideia era que a visualização desse o máximo de informações de forma rápida e fácil, para todos os profissionais de saúde, principalmente os Agentes Comunitários, por estarem em contato constante e direto com a comunidade. Com o Mapa conseguimos monitorar melhor as gestantes atendidas na unidade", explicou a estudante de enfermagem Luíza Dutra.

A professora de Enfermagem da Ufes, Daniela Vieira, que é preceptora das estudantes do curso, ressalta que a o foco do grupo na unidade é qualificar a assistência.

"Com certeza, o atendimento às pacientes após planejamentos de ações voltadas às suas demandas se torna mais qualificado", afirmou.

As estudantes destacaram como um diferencial do projeto a participação no planejamento das ações:

"No estágio que fizemos antes, a equipe planejava e nós participávamos da execução das ações. Mas agora nós geramos o planejamento e levamos pra equipe, pensando em como chegar nos objetivos, quais ações realizar, de forma articulada com todos", afirmou Nicole Ribeiro.

A estudante de odontologia Rayssa Thompson destacou a integração com profissionais de outras áreas da saúde:

"A integração entre as profissões com diferentes pontos de vista que se complementam. De fato estamos vendo na prática como trabalha uma equipe multidisciplinar", afirmou.

PET Saúde

Desde agosto, 14 docentes e 56 estudantes dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional estão atuando em quatro unidades de saúde e gerências da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) como parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), do Ministério da Saúde.

O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde a serem desenvolvidos em Vitória foram "Redes de Atenção - Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal na Atenção Primária", em parceria com a Ufes e "Atenção à Saúde das Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde", em parceria com a Emescam. (Secom/PMV)

Leia também:

Covid: Brasil registra 20,3 mil casos e 57 mortes em 24 horas
Anvisa autoriza fabricação de medicamento à base de cannabis
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (28)
Cariacica vai realizar vacinação neste fim de semana
'Dia D' de vacinação acontece neste sábado (26) no Estado
Covid-19: vacinação e testagem sem agendamento na Serra
Novembro Azul: Cachoeiro oferece diversos serviços no sábado
> ​PMVV: Agendamento disponível nesta sexta para imunização
Aracruz inicia vacinação em crianças a partir de seis meses
Brasil registra 69 mortes e 22,6 mil novos casos de covid-19

TAGS:
ESTUDANTES | UBS | SÃO CIRSTOVÃO | GESTANTES | MAPA INTELIGENTE