CULTURA

Estudantes de Vitória são finalistas em festival de música

Pamella Moreira e Ranon Fernandes representam a Emef Álvaro de Castro Mattos, Vitória.

Em 03/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Secom/PMV

Estudantes Pamella Moreira e Ranon Fernandes sobem ao palco do festival Brasil de Todos os Ritmos, a partir das 15 horas, para cantar na final do Concurso Cultural Novos Brasis.

Pamella Moreira, 16 anos, e Ranon Fernandes, 13 anos, têm um sonho em comum: seguir carreira na música. Neste sábado (04), os dois estudantes sobem ao palco do festival Brasil de Todos os Ritmos, a partir das 15 horas, para cantar na final do Concurso Cultural Novos Brasis, que será realizado no espaço Patrick Ribeiro, localizado no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória.

Pamella e Ranon representam a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, que fica em Jardim da Penha, e concorrem com outros 20 estudantes da rede pública do Espírito Santo. Os dois já têm história com a música e consideram a arte parte essencial de quem eles são.

"A música pra mim é expressar todo sentimento através da canção. E me conectar com as pessoas e me sentir feliz", contou Pamella.

"A música pra mim é arte, é vida, eu amo a música, não consigo me imaginar sem ela porque o que eu mais gosto de fazer nessa vida é cantar. Eu fico aqui no meu quarto, toda hora cantando, às vezes os vizinhos até reclamam. Mas eu quero continuar nessa carreira, eu amo muito a música", afirmou Ranon.

Os estudantes foram inscritos no festival, ainda antes da pandemia, pelo professor de Altas Habilidades Israel Scardua.

Incentivo

O professor Israel contou que logo que ficou sabendo do festival, com a possibilidade de inscrever estudantes da rede pública, pensou no Ranon e na Pamella, que já faziam apresentações na escola. O Ranon, aliás, já passou pelo reality show The Voice Kids, da TV Globo.

"Tanto o Ranon quanto a Pamella querem esse caminho da música. Com o festival, eu vi uma oportunidade para eles deslancharem em suas carreiras. Como professor da área de Altas Habilidades, estou sempre atento aos talentos e sempre inscrevo os estudantes em concursos, seja de redação, de desenho, olimpíadas e outras modalidades. Eu conversei com as famílias na época, que foi ainda antes da pandemia, e elas aceitaram a ideia e eu inscrevi os dois", lembrou.

Na avaliação do professor Israel, participar de um festival como o Concurso Cultural Novos Brasis é uma oportunidade ímpar. Isso porque o evento não contempla apenas a premiação para o estudante com a melhor voz, mas ofereceu também uma preparação, por meio de lives durante o período de isolamento social, com técnicas vocais, preparação de carreiras, como lidar com o sucesso e outros temas.

"A minha expectativa é das melhores porque tanto o Ranon como a Pamella são estudantes com muito talento, embora eu já tenha ouvido todos os outros concorrentes e sei que a disputa será acirrada. Estou confiante que pelo menos um deles fique em primeiro lugar e o outro em segundo (risos). Se eles não conseguirem os primeiros lugares, tudo bem! Continuaremos promovendo e incentivando os talentos, que cada estudante trilhe seu caminho, realize seus sonhos e seja feliz, acho que é o que o professor mais quer", destacou Israel.


Ranon Fernandes, 13 anos. Foto: Divulgação - Secom/PMV

Na escola, muito orgulho por ter dois representantes na final do Concurso Cultural Novos Brasis.

"O festival Brasil de Todos os Ritmos oportuniza estudantes que utilizam a música como forma de expressão a realizarem seus sonhos. Mais que um concurso para escolher a mais bela voz, o festival ofereceu conhecimento e informações: como lidar com o emocional, técnicas vocais, suporte de carreira etc. Inscritos pelo professor Israel Scardua, Pamella Moreira e Ranon Fernandes representam a escola", disse o diretor da unidade de ensino, Paulo Rodrigues.

Síntese das entrevistas com os estudantes Pamella Moreira e Ranon Fernandes:

Pamella Moreira

Como está sendo esse processo de participar do festival Brasil de Todos os Ritmos, concorrendo com estudantes de todo o Espírito Santo?

Está sendo maravilhoso, é mais um desafio pra mim, o festival é uma grande oportunidade de realização de um sonho que é ser uma artista reconhecida!

O que motivou você a participar?

Levar a música através do meu canto é o que eu amo fazer, em 2018 eu fui campeã no Espírito Santo em um concurso também de escolas públicas, o MPT nas Escolas, com o tema "De mãos dadas contra o trabalho infantil". Representei a Emef Francisco Lacerda de Aguiar, de São Pedro. Fiquei em primeiro lugar no Espírito Santo e em terceiro no Brasil todo. E esse foi um dos motivos de querer participar também desse concurso, poder mais uma vez representar a escola pública.

Qual a sua expectativa para sábado? Como está sendo a sua preparação?

As minhas expectativas são as melhores possíveis! Fazer uma boa apresentação e viver toda essa emoção do festival. Tenho me preparado bastante em casa e também com a minha professora de canto Adriana.

Pode contar um pouquinho de como será sua apresentação na final?

Minha apresentação na final do concurso com certeza vai ser cheia de emoção, vou dar o meu melhor e curtir cada momento com muita intensidade.

Ranon Fernandes

Como está sendo esse processo de participar do festival Brasil de Todos os Ritmos, concorrendo com estudantes de todo o Espírito Santo?

Está sendo muito legal o processo, não é a primeira vez que estou participando de um festival, mas é a primeira vez que estou participando de um festival bem grande. Esse festival é maior, tem muito mais recurso, estou muito ansioso, mas vamos pra cima que vai dar tudo certo.

O que motivou você a participar?

Eu sempre quis participar de um festival grande assim, mas eu não tinha idade. Aí o professor de Altas Habilidades da minha escola insistiu em mim, acreditou muito e agora estou aqui na final desse festival, estou muito feliz por isso.

Qual a sua expectativa para sábado? Como está sendo a sua preparação?

Minha expectativa está bem alta, mas ao mesmo tempo estou muito ansioso porque, por questões de mudança vocal, eu tive que mudar de música de última hora e eu não sei o que esperar dessa apresentação, mas estou muito confiante, vai dar certo!

Pode contar um pouquinho de como será sua apresentação na final?

A minha apresentação será mais light, mas ao mesmo tempo não! Eu espero que vocês gostem, vai ser lindo, estou muito ansioso, muito nervoso, mas vai dar tudo certo, se Deus permitir.

O festival

Depois de dois anos de espera, por conta da pandemia de covid-19, Vitória será palco do maior encontro de música para artistas independentes de todo o Brasil, o Festival Brasil de Todos os Ritmos, que será realizado sábado (04), no espaço Patrick Ribeiro, localizado no Aeroporto Eurico Salles.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o evento contará com a final do concurso cultural Novos Brasis, com a participação de 22 alunos da rede pública de ensino, além da gravação de um grande espetáculo, com nove artistas de várias cidades do país e de diferentes ritmos musicais e participação de grandes nomes do cenário nacional, como o artista e coreógrafo, Carlinhos de Jesus.

O Concurso Cultural Novos Brasis, competição musical que movimentou as escolas públicas do Estado com a inscrição de seus talentos, já teve audições e seleção para a final. Participaram 132 alunos, de 33 escolas de todo o Espírito Santo. Agora, chegou a vez dos 22 selecionados se apresentarem ao vivo no festival, quando os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares serão eleitos por um júri técnico, com a escolha do campeão por voto popular.

O talento escolhido fará parte da gravação do DVD do festival e também ganhará uma gravação profissional, com direito a videoclipe e acompanhamento inicial da gestão de sua carreira. A escola campeã receberá o prêmio de R$ 5 mil.

O evento é gratuito, mas o ingresso deve ser retirado com antecedência, por conta da limitação do espaço, no site www.brasildetodososritmos.com.br. Para entrar no festival, basta doar 1 quilo de alimento não perecível. A etapa do Espírito Santo é uma realização da LEP Eventos e Produções, com produção local da BCG eventos, patrocínio oficial do Instituto Cultural Vale, apoio institucional do Governo do Estado através das secretarias de Educação e Cultura, e apoio cultural do Salão Aline Bianca e da Fit Alimentação.

Serviço:
"Festival Brasil de Todos os Ritmos" - Concurso Cultural Novos Brasis
Quando: sábado, 04 de Junho, a partir das 15h.
Onde: Espaço Patrick Ribeiro, no Aeroporto de Vitória.
Ingresso Solidário: 1kg de alimento não perecível. Cadastre-se para retirar seu ingresso gratuitamente no site: www.brasildetodososritmos.com.br
Ação Solidária: Leve um agasalho para aquecer o inverno de quem precisa.

Leia também:

Crianças assinam seus desenhos em grafite, no sábado (04)
Festa de Caboclo Bernardo vai movimentar Vila de Regência
Vitória abre agendamento com 3.370 vagas para vacinação
Vila Velha inicia vacinação da dose de reforço em adolescentes
Cariacica abre agendamento para dose de reforço da vacina
As UBS de Vitória promovem ações de combate ao cigarro
Sesa alerta para os problemas da dependência do tabaco
Covid-19: Brasil tem 8.195 casos e 62 mortes em 24 horas
Ministério recomenda dose de reforço para adolescentes
Último dia de vacinação em shopping da Serra nesta sábado
SUS: Projeto em maternidades reduz mortalidade materna

TAGS:
VITÓRIA | ESTUDANTES | FESTIVAL | CULTURA | MÚSICA | TALENTOS