EDUCAÇÃO

Estudantes participam de ações no Parque Vale do Mulembá

Estudantes da escola municipal de Vitória tiveram uma programação diferente na segunda

Em 21/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Umas das atividades executadas foi o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para recuperação da Nascente do Bambuzal, que está contemplada no Programa Fonte Viva.

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, que fica em Itararé, tiveram uma programação diferente nesta segunda-feira (21 de março), Dia Municipal de Preservação e Recuperação de Nascentes. Eles participaram de ações educativas no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, durante a abertura da Semana da Água 2022, que tem como tema "Das nascentes à nossa casa: tornando visível a água invisível". A ação teve a presença do prefeito Lorenzo Pazolini e do secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

Umas das atividades executadas foi o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para recuperação da Nascente do Bambuzal, que está contemplada no Programa Fonte Viva. Lançado no ano passado, o Programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos em 25 nascentes. A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas, nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico.

Além do plantio das mudas, os estudantes assistiram à apresentação teatral "Água: fonte de vida", da Companhia de Bonecos Tio Diu, que contextualizou a realidade local com a abordagem sobre o tema Água. Os estudantes também participaram de um passeio pelo "Mapa Gigante de Vitória - Mapa Vix" e do "Jogo Gigante da Água Virtual: cadê a água que estava aqui?", além da Trilha Interpretativa.

"Muito feliz em ver esses jovens tão atentos a participativos. Um dia importante, que reforça como a água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida humana e do meio ambiente, além de ser responsável por inúmeras outras coisas no planeta. Foi uma manhã muito especial. Continuaremos sempre cuidando do meio ambiente e da vida dos nossos moradores", disse o prefeito Lorenso Pazolini.

Na terça-feira (22 de março), é comemorado o Dia Mundial da Água, e, ao longo da semana, haverá programação voltada a estudantes. Vão participar das atividades, também, estudantes das Emefs Irmã Jacinta, Álvaro de Castro Mattos, Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Maria Madalena de Oliveira Domingues, Elzira Vivacqua dos Santos, além de estudantes da Escola Monteiro e do Cmei Rubens José Vervloet Gomes.


Estudantes participam de ações educativas no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá. Foto: Elizabeth Nader/PMV

As atividades foram elaboradas pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, por meio dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), e pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), componentes do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental. Elas serão desenvolvidas ao longo da Semana da Água nos parques Vale do Mulembá, Parque Pedra da Cebola e no Mata da Praia, além do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha). (Secom/PMV)

Leia também:

MEC divulga hoje (21) o resultado da 2ª chamada do Prouni
ES abre chamada aos municípios para aderirem ao PROETI
Fies divulga a lista de pré-selecionados para o programa
Mostra de Robótica apresenta novas possibilidades a alunos
Cursos de idiomas: inscrições terminam nesta sexta-feira (18)
Aracruz anuncia inscrições do curso de redação para o Enem
Serra entrega notebooks aos professores da rede municipal
Cariacica realiza workshop ‘Análise de Dados e Intervenções’
Estudantes poderão escolher a área avaliada no novo Enem
Vitória regulamenta atuação de equipe na Educação Especial

TAGS:
ESTUDANTES | VITÓRIA | AÇÕES | PARQUE | NASCENTES