CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Estudo identifica 100 genes que determinam a cor do cabelo

Descoberta ajuda a entender doenças vinculadas à pigmentação.

Em 17/04/2018 Referência JCC / Agencia EFE

Uma equipe de cientistas identificou 124 genes que contribuem para determinar a cor do cabelo, uma descoberta que ajuda a entender doenças vinculadas à pigmentação, como o melanoma, uma forma agressiva de câncer de pele.

A descoberta foi feita por especialistas do King's College de Londres e do Centro Médico Erasmus de Roterdã e publicada na "Nature Communications" nesta segunda-feira (16).

O novo estudo conseguiu determinar genes desconhecidos até então, após analisar o DNA de quase 300 mil pessoas de descendência europeia, junto com a informação fornecida por eles mesmos sobre a cor do cabelo.

Ao comparar as contribuições recebidas com a informação genética, a equipe identificou 124 genes envolvidos no desenvolvimento da cor, dos quais mais de cem tinham desconhecida a influência na pigmentação.

Segundo o cientista Tim Spector, líder do grupo de especialistas, do King's College de Londres, o trabalho terá impacto em vários campos da biologia e da medicina.

"Como o maior estudo genético já realizado, o trabalho melhorará o nosso entendimento de doenças como o melanoma, uma forma agressiva de câncer de pele", disse o especialista.

Os genes que afetam a cor do cabelo também se manifestam em outros tipos de câncer, segundo constataram os pesquisadores. Isso contribui para ampliar o conhecimento sobre doenças de pele, sobre alguns tipos de câncer, como os de ovário e próstata, e é relevante também para a medicina legal.

Segundo Spector, o trabalho ajuda a entender a diversidade humana "ao mostrar como os genes implicados na pigmentação sutilmente se adaptam ao ambiente externo e inclusive às interações sociais durante a nossa evolução".

(Foto: Pezibear/Pixabay/CC0 Creative Commons)