CIDADANIA

Estudo propõe senha única para acessar serviços públicos.

Levantamento dá subsídios para expandir a oferta de serviços públicos digitais.

Em 13/04/2016 Referência JCC

A Secretaria de Governo (SG) divulgou, nesta terça-feira (12),  o estudo "Serviços públicos digitais, integração de bases de dados e autenticação simplificada do cidadão no governo brasileiro" .

Feito pela equipe do programa Bem Mais Simples em parceria com técnicos do Ministério do Planejamento (MPOG), o levantamento fornece subsídios para expandir a oferta de serviços públicos digitais no Portal de Serviços do Governo Federal. 

Entre as propostas do estudo está a adoção uma senha única para que todo brasileiro possa acessar documentos e serviços públicos pela internat.

“O estudo mapeia todos os gargalos e tentativas de solução dos diversos órgãos de governo”, explica Marcelo Varella, secretário-executivo do Programa Bem Mais Simples. “Ele serve de base para soluções que facilitam a vida das pessoas”, afirma.  O levantamento completo pode ser conferido aqui

Com a divulgação do levantamento, um Grupo de Trabalho composto pelos ministérios da Fazenda, da Justiça, do Planejamento, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Previdência irá avaliar as melhores maneiras de implementar as medidas sugeridas. Também participam do grupo o INSS, a DataPrev, o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e organizações da iniciativa privada.

Bem Mais Simples

Diminuir a papelada, reduzir as filas e combater a burocracia. Esses são os principais objetivos do Bem Mais Simples, programa criado em 2015 pelo Governo Federal para simplificar e agilizar o acesso de cidadãos e empresas a serviços e informações públicos. 

Os principais avanços nesse primeiro ano foram o fim da autenticação de livros contábeis físicos, que poupa tempo e recursos, graças à digitalização e a criação do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), que facilita a venda de veículos usados. 

As iniciativas já têm resultados expressivos, com potencial de economia de R$ 1,5 bilhão por ano. Além disso, espera-se que, ao longo de sua implementação, o programa faça com que o tempo médio para a abertura de uma empresa passe de até 83 dias para apenas cinco dias. 

Esse é apenas o começo da estratégia de simplificação de processos e procedimentos. O Bem Mais Simples analisa uma série de projetos para atacar diferentes gargalos burocráticos que dificultam a vida do brasileiro. Conheça alguns deles aqui.

Fonte: Secretaria de Governo