NUTRIÇÃO

Estudos mostram que uma dieta rica em nozes ajudar na fertilidade

Alimento melhora contagem e mobilidade dos espermatozoides.

Em 24/07/2018 Referência JCC / Mariana Rocha

Manter uma dieta saudável consumindo uma grande variedade de alimentos e praticar exercícios é fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Isso também deve ser levado em consideração quando falamos de fertilidade. Bons hábitos e uma alimentação equilibrada também são importantes para reprodução e podem, por exemplo, aumentar as chances de um casal engravidar.

Um estudo apresentado recentemente por cientistas espanhóis associou o consumo de nozes, avelãs ou amêndoas a uma melhora na fertilidade masculina. A pesquisa foi realizada em um contexto de declínio geral na quantidade e qualidade do esperma humano, atribuído nos países industrializados à poluição, tabagismo e uso de agrotóxicos. Foram 119 homens participantes entre 18 e 35 anos, sendo que uma parte deles continuou se alimentando com a dieta de estilo ocidental – consumindo produtos processados, refinados e fast food – e outra parte do grupo adicionou 60 gramas das oleaginosas nessa mesma dieta.

Após 14 semanas, amostras de sangue e o sêmen dos voluntários foram analisados e os pesquisadores perceberam que houve uma melhora na qualidade e na função dos espermatozoides, sendo constatado o aumento da capacidade de locomoção e da vitalidade dos gametas. "Esse é o período adequado para verificar o espermograma – exame que mede a qualidade do esperma –, já que é o tempo do ciclo de formação do espermatozoide", afirma Dr. Guilherme Wood, urologista e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.

Os homens que consumiram nozes, avelãs ou amêndoas tiveram uma melhora na qualidade dos espermatozoides: 16% na contagem; 4% na vitalidade; 6% na motilidade; e 1% na morfologia - parâmetros associados à fertilidade. Além disso, os voluntários apresentaram uma redução significativa nos níveis de fragmentação no DNA dos seus espermatozoides, algo positivo e de relevância para os homens, uma vez que quando o DNA é mais fragmentado prejudica a gravidez natural, aumentando os riscos de aborto e impactando nos resultados de uma reprodução assistida.

Para os pesquisadores, esses resultados poderão ajudar em tratamentos de homens que sofrem com problemas de infertilidade. Os cientistas afirmam, ainda, que é cedo para dar os créditos somente às nozes, já que todos os voluntários analisados eram saudáveis e aparentemente férteis. Porém, reforçam que adotar comportamentos saudáveis ajuda na concepção, tanto da forma natural quanto em procedimentos de reprodução humana, como nas fertilizações in vitro.

Segundo Dr. Wood, o estudo reforça o que é abordado diariamente nos consultórios. "Uma vida saudável, com boa alimentação é benéfica para a saúde global do paciente, incluindo a fertilidade. A ingestão dos alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas é melhor e mais eficaz do que a ingestão dessas mesmas substâncias em medicamentos", completa o especialista.

(Foto: Divulgação)