ECONOMIA INTERNACIONAL

EUA: Economia desacelera, mas recessão não é inevitável

Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que a economia está desacelerando.

Em 25/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: ANDREW KELLY/REUTERS

Dados da semana passada sugeriram que o mercado de trabalho estava enfraquecendo, com os novos pedidos de auxílio-desemprego atingindo seu ponto mais alto em oito meses.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse no domingo (24), que o crescimento econômico dos EUA está desacelerando e reconheceu o risco de uma recessão, mas afirmou que uma retração não é inevitável.

Yellen, falando no programa “Meet the Press” da NBC, disse que números fortes de contratações e de gastos dos consumidores mostraram que a economia dos EUA não está atualmente em recessão.

As contratações nos EUA permaneceram robustas em junho, com 372.000 empregos criados e a taxa de desemprego mantendo-se em 3,6%. Foi o quarto mês consecutivo de abertura de vagas acima de 350.000.

“Esta não é uma economia que está em recessão”, disse Yellen. “Mas estamos em um período de transição em que o crescimento está desacelerando e isso é necessário e apropriado”

Ainda assim, dados da semana passada sugeriram que o mercado de trabalho estava enfraquecendo, com os novos pedidos de auxílio-desemprego atingindo seu ponto mais alto em oito meses.

Yellen disse que a inflação “está muito alta” e que as recentes altas de juros pelo Federal Reserve estão ajudando a controlar o aumento dos preços.

Yellen, que já comandou o Fed, espera que o banco central norte-americano possa esfriar a economia o suficiente para baixar os preços sem desencadear uma ampla contração econômica.

“Não estou dizendo que definitivamente evitaremos uma recessão”, disse Yellen. “Mas acho que há uma trajetória que mantém o mercado de trabalho forte e reduz a inflação.” (Por Joel Schectman e David Lawder - REUTERS)

Leia também:

Mercosul aprova redução de tarifas de importação em 10%
Dólar sobe para R$ 5,46 e fecha no maior valor em 6 meses
Bolsas da Ásia fecham em alta, com ajuda a setor imobiliário
Rússia ataca Ucrânia após avanço em negociações sobre grãos
Produção de motocicletas aumenta em 18% no 1º semestre
Volume de serviços cresce 0,9% do mês de abril para maio
Acordo entre BNDES e Sebrae cria fundo para pequenos negócios
Mercado financeiro prevê inflação de 7,67% para este ano
Vendas de veículos caem 4,8% no mês de junho, diz Anfavea
O Mercado financeiro prevê inflação de 7,96% para 2022
Inflação oficial aumenta em 0,67% em junho, diz o IBGE

TAGS:
EUA | ECONOMIA | DESACELERAÇÃO | RECESSÃO | TESOURO