SAÚDE

Evento debate avanços e desafios do tratamento oncológico

Tecnologias são aliadas no diagnóstico e tratamento do câncer, aumentando chances de cura.

Em 25/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/PRODIET

O "Simpósio Interdisciplinar em Oncologia" é voltado para profissionais, acadêmicos e residentes da área da saúde. Neste ano, por conta da pandemia, o simpósio acontece de forma virtual. 

Novas tecnologias são aliadas no diagnóstico e tratamento do câncer, aumentando as chances de cura dos pacientes. Ao mesmo tempo, com essa evolução no enfrentamento da doença, o paciente precisa contar com um acompanhamento integral, que garanta uma melhora na qualidade de vida em todos os aspectos. Com o objetivo de trazer atualizações sobre essa assistência interdisciplinar prestada em oncologia e debater os desafios no cuidado ao paciente com câncer, o Cecon/Oncoclínicas realiza o II Simpósio Interdisciplinar em Oncologia, nos dias 3 e 4 de março, com o tema “Uma Visão de Excelência”.

O encontro é voltado para profissionais, acadêmicos e residentes da área da saúde. Neste ano, por conta da pandemia, o simpósio acontece de forma virtual. 

Durante o evento, os profissionais da equipe multidisciplinar do Cecon/Oncoclínicas vão ampliar discussões relevantes sobre a temática.  Entre os especialistas estão a oncologista Virgínia Sessa e a geneticista Terezinha Sarquis, que abordarão o assunto “Atualidades no Tratamento Oncológico”, envolvendo as novas tecnologias na área dos testes genéticos e testes para avaliação de risco da doença.  A programação também conta com a palestra “Interação Fármaco-Nutriente, com a presença da nutricionista do Cecon/Oncoclínicas, Laysla Guerra, e o farmacêutico que também integra a equipe do Cecon/Oncoclínicas, José Vitor Baldo. 

Efeitos adversos

As tecnologias no cuidado de efeitos adversos do tratamento oncológico serão discutidas no evento, com a participação da odontóloga Beatriz Coutens e a enfermeira Saionara Ferreira.

“Vamos abordar sobre como a laserterapia, o laser de baixa potência, pode ser realizada para prevenção e tratamento de efeitos colaterais. Utilizamos alguns protocolos de forma preventiva para minimizar esses efeitos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento”, explica a odontóloga.

O suporte pós-tratamento oncológico também será um dos assuntos levantados durante o encontro. “Survivorship”, conceito que compreende o acompanhamento do paciente que sobrevive ao câncer, é o tema da palestra ministrada pela psicóloga Aline Barrada, e pela assistente social Bianca Beraldi.

“Nossa proposta é falar sobre essa continuidade da vida com a marca do câncer. Os direitos dos pacientes, a relação com o trabalho, a família e a vida cotidiana. A ciência evoluiu muito, mas o paciente também evoluiu. O paciente nos ensina e ele tem que ser visto e ouvido, e a equipe de especialistas tem que conversar sobre isso. Uma equipe que funciona é uma equipe que conversa”, pontua a assistente social.

Profissionais do time interdisciplinar do Cecon/Oncoclínicas compõem a Equipe Multidisciplinar no Tratamento Antineoplásico (EMTA), que tem por objetivo acompanhar os pacientes durante o tratamento, com a finalidade de ter uma visão da integralidade, em todos os seus aspectos. O Simpósio Interdisciplinar em Oncologia é organizado por especialistas de áreas diferenciadas, mas que atuam integralmente para promover uma assistência ainda mais qualificada ao paciente. Os profissionais são das áreas de Medicina, Psicologia, Assistência social, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem. Os palestrantes irão abordar importantes atualizações, com o objetivo de ampliar discussões relevantes com outros profissionais de saúde e estudantes da área.

Serviço

2º SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR EM ONCOLOGIA - VIRTUAL
Tema: Uma visão de excelência
Data: 3 e 4 de março
Horário: 19h às 21h
Inscrições: sympla.com.br/simposiooncologia2021
Público-alvo: Profissionais da área de saúde, acadêmicos e residentes da área da saúde.
As inscrições são gratuitas   (Por Benahia Figueiredo - P6)

TÓPICOS:

SAÚDE    |   EDUCAÇÃO   |   EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  ECONOMIA