CIDADANIA

Evento on-line conscientiza sobre a violência sexual infantil

Ação será realizada pela Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente.

Em 14/05/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rede AICA/Divulgação

Uma ação solidária realizada pela Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (AICA), que existe há mais de 20 anos no município de Serra, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai sensibilizar e alertar para a violência sexual infantil e arrecadar doações para a instituição.

A ação será uma live (transmissão ao vivo), que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com exibição nas plataformas digitais da Rede AICA, a partir das 15h30.

A live será comandada pelo educador da Rede AICA, Edinho Missão, com apresentação musical de Jeremias Reis, vencedor do programa musical The Voice Kids 2019. Também será transmitida uma palestra com a temática “Violência infantil e os impactos emocionais”, do especialista em desenvolvimento humano Gustavo Boaventura. Além disso, ainda terá apresentação do grupo de hip hop No Stop, formado por adolescentes atendidos pela Rede AICA.

Durante a live, também será lançado um concurso de desenho com o tema “Violência Sexual - todo dia é 18 de maio”, com a expectativa de receber desenhos de cerca de mil crianças e adolescentes, além da distribuição de brindes para os telespectadores de forma simultânea.

Sobre a Rede AICA

Fundada em 1997, por membros da Paróquia São José Operário, em Carapina, a Rede AICA atende cerca de 1.000 crianças e adolescentes por ano em Serra e em Santa Teresa. Os atendidos recebem aulas de esporte, cultura, música, lazer e artesanato, entre outras atividades, ministradas sempre no contraturno da escola.

O cantor Jeremias Reis, com o prefeito de Serra, Audifax Barcelos. Foto: Everton Nunes/Secom PMS

A Rede AICA estende as atividades às famílias dos atendidos, por meio de cursos e orientação profissional, atendimento psicossocial, palestras e momentos de formação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Dados – Violência sexual infantil

Durante todo o ano de 2018, o Disque 100, canal de denúncia oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, recebeu 17.093 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Das denúncias recebidas, 80,86% são relacionadas ao abuso sexual e 15,78% à exploração sexual. Cada uma dessas violências possui características distintas, mas os danos causados às vítimas são igualmente devastadores. 

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil

A escolha dessa data é em memória do "Caso Araceli", um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973, na capital do Espírito Santo, Vitória. Esse crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Serviço

Live Rede AICA com Jeremias Reis
Data: Segunda-feira, 18 de maio
Horário: a partir das 15h30
Local: redes sociais da Rede AICA (Com informações da Prefeitura de Serra)