POLICIA

Ex-ministro Anderson Torres é preso pela Polícia Federal

Torres chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília pouco antes das 8h deste sábado (14).

Em 14/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anderson Torres estava em Orlando, nos Estados Unidos, mesma cidade onde se encontra o ex-presidente Jair Bolsonaro, muito próximo do ex-ministro.

A Polícia Federal cumpriu nesta manhã de sábado (14) o mandato de prisão preventiva contra o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. As informações foram divulgadas pela GloboNews.

Acusado de omissão e conivência que teriam facilitado os ataques de bolsonaristas radicais às sedes dos Três Poderes no domingo, o ex-ministro Anderson Torres chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília pouco antes das 8h deste sábado (14).

Férias

Torres estava em Orlando, nos Estados Unidos, mesma cidade onde se encontra o ex-presidente Jair Bolsonaro, muito próximo do ex-ministro. Assim que o avião pousou em Brasília (DF), Torres foi conduzido por policiais federais e deixou o aeroporto de maneira discreta.

Determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e chancelada pela maioria do plenário da corte, o pedido de prisão de Torres ocorreu após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, apontar “as diversas omissões, em tese dolosas, praticadas pelos responsáveis pela segurança pública no Distrito Federal e que contribuíram para a prática dos atos terroristas” de 8 de janeiro na capital federal.

Busca e apreensão

Ao cumprir mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro no âmbito da decisão de Moraes, a Polícia Federal encontrou em um armário uma minuta de decreto para instaurar um “estado de defesa” na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma a abrir caminho para mudar o resultado da eleição do ano passado, em que Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Torres, o documento foi “vazado fora de contexto” após ser apanhado quando ele não estava em sua residência, e provavelmente integrava pilha de papéis para descarte. “Tudo seria levado para ser triturado oportunamente”, afirmou o ex-ministro em postagem no Twitter. (*IstoÉ - https://istoe.com.br/autor/da-redacao/ - * Com informações da Reuters

Leia também:

Guarda de Viana apreende 15ton de material de linha férrea
Operação Verão abordou 1,1 mil motoristas no fim de semana
Em um dia, governo recebe 50 mil denúncias de atos golpistas
Fórum Nacional de Governadores repudia invasão de terroristas
Sequência omissões de Ibaneis Rocha resultou na invasão
Presidente Lula decreta intervenção no Distrito Federal
Os pobres estarão no orçamento público, diz Simone Tebet
Bolsa de estudo para pesquisa é prioridades, diz ministra
Ministro Alexandre Padilha defende democracia e diálogo
Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), pede desfiliação do partido
Teremos um ministério da paz e da justiça, diz Flávio Dino

TAGS:
POLÍCIA FEDERAL | PRISÃO | EX-MINISTRO | ORLANDO | AEROPORTO