Exportação do agronegócio do Brasil tem recorde para agosto

As exportações do agronegócio do Brasil tiveram o melhor mês de agosto da sua história.

Em 14/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: fotokostic/Getty Images

Houve ainda recorde no volume exportado de celulose para agosto, com 1,35 milhão de toneladas (+6,9%), segundo o ministério.

As exportações do agronegócio do Brasil tiveram o melhor agosto da história, com a alta de preços elevando a receita em 26,7% para 10,90 bilhões de dólares, informou o Ministério da Agricultura nesta terça-feira (14).

Somente em 2013, as exportações brasileiras do agronegócio alcançaram o mesmo patamar de 10 bilhões de dólares para os meses de agosto, acrescentou a pasta.

Já as importações de produtos do agronegócio subiram 37,2% para 1,25 bilhão de dólares, influenciadas pela alta dos preços internacionais, como no caso do trigo e óleo de palma.

O complexo soja (em grãos, farelo e óleo), principal setor exportador brasileiro, atingiu divisas de 4 bilhões de dólares, alta de 53,6% em relação ao mesmo período de 2020.

O setor de produtos florestais atingiu a cifra de 1,25 bilhão de dólares, com alta de 40,5%. As exportações de celulose foram as mais importantes, com 610,67 milhões de dólares (+47,2%).

Houve ainda recorde no volume exportado de celulose para agosto, com 1,35 milhão de toneladas (+6,9%), segundo o ministério.

As vendas externas de carnes somaram 2,09 bilhões de dólares (+40,5%), marca inédita para o mês de agosto desde o início da série histórica em 1997.

Os preços médios de exportação das carnes subiram (+34,8%), assim como houve expansão no volume das vendas externas (+4,2%). O resultado está relacionado à oferta, demanda e custos da produção mundial, segundo o estudo do ministério.

A carne bovina, principal proteína animal exportada pelo país, totalizou 1,17 bilhão de dólares em agosto de 2021 (+55,6%). Os volumes cresceram 10,1%. (Reuters)

Leia também:

Aplicação no Tesouro Direto pode ser resgatada no mesmo dia
Instituições financeiras elevam estimativa de inflação para 8%
Estados acusam Petrobras de mentir sobre preço da gasolina
Efeito da crise política na economia do Brasil já é inevitável
Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde
Petrobras muda modelos de contrato na venda de combustíveis
Segundo IBGE a estimativa de safra cai pelo quinto mês seguido
> Inflação acumulada em 12 meses passa de 10% em oito capitais
Dieese: cesta básica sobe em 13 das 17 capitais pesquisadas
> Afavea diz que produção de veículos cresceu 0,3% em agosto
Governo insiste em questões muito fora do foco econômico
Indicador do mercado de trabalho da FGV sobe 0,9 ponto

TAGS: 
AGRONEGÓCIO | RECORDE | EXPORTAÇÕES | SOJA | CELULOSE | PRODUTOS | FLORESTAIS