CULTURA

Exposição fotográfica apresenta olhares de alunos vianenses

Intitulada “A poesia por entre as lentes”, a exposição traz imagens produzidas por alunos.

Em 27/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kaio Torres/PMViana

Foram trabalhadas perspectivas de poesia no mundo fotográfico, onde cada aluno teve a oportunidade de expressar seus sentimentos.

O olhar de alunos vianenses é destaque de exposição fotográfica que pode ser conferida na Galeria de Arte Casarão Adair José Gava a partir desta quarta-feira (26). Foram trabalhadas perspectivas de poesia no mundo fotográfico, onde cada aluno teve a oportunidade de expressar seus sentimentos.

Intitulada “A poesia por entre as lentes”, a exposição traz imagens produzidas por alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Novaes Pinheiro, de Vila Bethânia.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo (SEMECT) cedeu o espaço da galeria de arte para realização da exposição. A secretária, Renata Weixter, esteve presente no evento para apreciar as artes.

“A cultura são modos de ser, de fazer, sobre o que está dentro de nós. Aprendemos isso no colo de nossa mãe. É muito importante ter a consciência de que a cultura é uma parte fundamental para nossa sociedade. O trabalho dos alunos vianenses mostra seus próprios sentimentos, suas alegrias e dores”, afirmou a secretária.

Marcislan Antunes, de 18 anos, retratou em sua fotografia um tema de extrema relevância. A foto mostra uma mulher vestida de médica sendo pisoteadas por outros indivíduos. O jovem estudante explica que a foto representa como as pessoas tentam destruir sonhos.

"Tentei representar a opressão que uma pessoa sente quando dizem que ela não vai conseguir realizar seu sonho. A médica na foto tem o sonho de se tornar profissional da área, mas os outros a jogam para baixo, tentando desmotivá-la de alguma forma”, comentou o aluno.

Durante 4 meses de muito trabalho, o projeto foi desenvolvido pelo professor orientador Rovilson Santana, que explica que "são 57 fotografias que expressam o sentimento daqueles estudantes".

Segundo ele, a arte da fotografia possibilitou aos alunos expressarem seus pensamentos e sentimentos, envolvendo em uma reflexão profunda sobre a visão de mundo.

“Trabalhamos juntos o roteiro que cada aluno iria tratar. Todos colocaram seus corações nas fotos. Pensamos como passar uma mensagem positiva e de força que, simultaneamente, construísse uma força interna nos próprios alunos”, citou o professor.

A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT). (Secom/PMViana)

Leia também:

Vila Velha: feira literária reune autores capixabas e nacionais
Serra: Mestre Domingos está entre os 100 melhores do Brasil
> "Marien Calixte Jazz Music Festival" será em novembro
Vila Velha: ​Feira literária reúne autores capixabas e nacionais
Aracruz anuncia abertura de inscrição para Oficinas de Teatro
Cariacica: Talentos da terra mostram seus produtos em festival
Prefeitura de Vitória vai restaurar o Museu Capixaba do Negro
Prefeitura de Linhares vai recapear a Monsenhor Pedrinha
Serra começa a 5ª etapa de iluminação pública nos bairros
Servidores treinam para os primeiros socorros nas escolas

TAGS:
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA | ALUNOS | VIANA | IMAGENS | SEMECT