CULTURA

Exposição Olhares sobre a Pandemia na Mosaico Fotogaleria

Fotogaleria limita as visitas em duas pessoas por vez, seguindo regras da vigilância sanitária.

Em 14/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Gustavo Minas/PMV

Ao todo, 120 fotógrafos de 11 países participaram da competição com 304 registros fotográficos.

A Mosaico Fotogaleria lança amanhã (14), às 17 horas, por meio de uma live no Instagram @mosaicofotogaleria, a exposição “Olhares sobre a Pandemia”.

O concurso que selecionou 20 fotografias de diferentes autores profissionais e amadores é o resultado de uma convocatória anunciada aqui , no site da Prefeitura, no último mês de fevereiro, e recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), por meio da lei Aldir Blanc.

Ao todo, 120 fotógrafos de 11 países participaram da competição com 304 registros fotográficos. Do Brasil a Mosaico recebeu trabalhos de 13 estados distintos. “Desde o início da pandemia observamos uma grande difusão de imagens produzidas por diversos fotógrafos que abordavam esse momento histórico de maneiras bem particulares. Isso nos fez pensar em uma forma de criar um recorte dessa realidade por meio de uma coleção diversa e ao mesmo tempo um documento de uma época. Foi assim que surgiu a ideia da convocatória”, explica Gabriel Lordello, sócio da empresa.

“Agora é hora de dar visibilidade a estes trabalhos produzidos que nos surpreenderam muito, seja como cobertura fotojornalística, diário visual do cotidiano ou expressão artística”, completou.

Exposição

Seguindo as regras estabelecidas no edital, as 20 fotografias mais votadas foram impressas no tamanho 60x40cm e agora fazem parte da exposição física nas paredes da galeria. As obras selecionadas e seus autores serão revelados durante a live de abertura amanhã (14) e ficarão à mostra por 45 dias.

Júri técnico

Na primeira etapa da seleção foram escolhidas 79 fotografias. O júri que selecionou as imagens foi formado pelo artista visual, Miro Soares, pelo fotojornalista, Arnaldo Carvalho, pelo curador, Lobo Pasolini e pelos fotógrafos, Orestes Locatel, Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi.

Agendamento

As visitas presenciais podem ser realizadas mediante agendamento pelo e-mail fotogaleria@mosaicoimagem.com.br. A fotogaleria limita as visitas em até duas pessoas por vez, seguindo todas as regras da vigilância sanitária como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento entre os visitantes.

Devido ao agravamento da pandemia, a fotogaleria também vai oferecer visita guiada on-line via chamada de vídeo pelo WhastApp, mediante pré-agendamento.

“Além da exposição, a galeria planeja outros projetos para essas 304 fotografias recebidas pela convocatória, como a produção de um audiovisual, um livro, entre outras possibilidades que ainda estão sendo estudadas”, diz o fotógrafo Tadeu Bianconi, sócio da Mosaico.

Serviço:

Exposição “Olhares Sobre a Pandemia”.

Quando: abertura amanhã (14), às 17 horas.

Onde: no perfil do Instagram @mosaicofotogaleria.

Agendamento: para agendamento de visitas presenciais ou guiadas on-line (via ligação de vídeo pelo WhatsApp), basta entrar em contato pelo e-mail fotogaleria@mosaicoimagem.com.br ou pelo telefone 27 99943-0831. (Com informações da Secom/PMV

TAGS:
CULTURA   |   FESTIVAL   |   SHOW   |   MÚSICA   |   ARTES   |   EDUCAÇÃO   |   CIDADE   |   ESPORTES   |  SAÚDE